Justiça
PJ diz estar a investigar ataque à Vodafone para apurar autores do crime
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje que na sequência do ataque informático que afetou a operadora de comunicações Vodafone “iniciou desde logo uma investigação criminal” para apuramento da autoria do crime e seus efeitos colaterais.
Em comunicado, a PJ adiantou que, “em estreita articulação com a operadora de telecomunicações, está a “envidar esforços na recolha de indícios e indicadores de compromisso que permitam avaliar e conhecer a origem, a extensão e motivação do ato criminoso”.
Segundo a PJ, subsistem algumas dificuldades da operadora na prestação dos seus serviços, havendo alguns constrangimentos tanto no setor público como no privado.
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“Da informação disponível, estas dificuldades estão unicamente relacionadas com esta situação concreta da operadora de telecomunicações e não com outros alvos ou ataques informáticos”, esclareceu a PJ.
De acordo com a PJ, a “dimensão global do ciberespaço tem potenciado o aumento deste tipo de ataques que, em regra, assumem uma dimensão internacional”.
A Vodafone assumiu hoje que foi alvo de um ciberataque na segunda-feira e disse que não tem indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos, estando determinada em repor a normalidade dos serviços.
A Vodafone lamentou, através de uma nota, os transtornos causados aos clientes e informou que tem “uma equipa experiente” de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada “para perceber e ultrapassar a situação”.
A empresa disse que foi alvo de um “ciberataque deliberado e malicioso” com o objetivo de causar danos e perturbações e garantiu que assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, agiu “de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços” e explica que a situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.
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