Coimbra
Coimbra já tem estudo para requalificar Escola da Conchada
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de amanhã, uma proposta de estudo prévio para a requalificação da Escola de 1º Ciclo do Ensino Básico (EB) da Conchada. O objetivo é que o espaço seja dotado de melhores condições, designadamente para as valências de almoço, atividades de tempos livres e de enriquecimento curricular.
A CM Coimbra pretende requalificar a EB1 da Conchada e já tem um estudo prévio para a intervenção, que prevê a construção de um novo edifício de dois pisos na parte posterior do terreno da escola e a reorganização do edifício existente.
Assim, a escola deverá passar a contemplar quatro salas de aula, sendo todas dotadas de um ponto de água para as atividades plásticas, bem como de armários para arrumos. A escola também deve passar a ter biblioteca escolar e sala para a componente de apoio à família (ATL), refeitório escolar com copa.
O estudo prévio prevê também a criação de gabinetes para apoio ao estudo, reunião dos professores e funcionários; espaço para arrumos, tanto no exterior como no interior, e deverá ser também criado um espaço coberto e campo de jogos vedado.
Assim, os principais objetivos deste projeto são “eliminar os pré-fabricados e integrar esses espaços num novo edifício proposto; reorganizar o edifício existente de modo a responder às necessidades existentes; assegurar a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ao recinto escolar e definir um percurso acessível dentro da escola, para uso do Refeitório, Biblioteca, uma sala de aula e um sanitário; melhorar a funcionalidade e assegurar o rigor sanitário na distribuição de refeições; e melhorar os espaços exteriores tendo em atenção o ambiente e as questões de segurança”, pode ler-se na memória descritiva dos serviços municipais que vai ser analisada na reunião de amanhã do executivo municipal.
No relatório de patologias elaborado pelos serviços municipais é elencado que a atual “estrutura carece de revisão, por força dos assentamentos estruturais, verificados na zona posterior do edifício” e que as “paredes de alvenaria apresentam fissuração significativa, provavelmente consequência de assentamentos ao longo do tempo”, pelo que “deverá ser consolidada a zona do alçado posterior que apresenta assentamento significativo”. É ainda referido que os pavimentos necessitam de uma intervenção geral.
O terreno da escola confina a norte com os terrenos do Grémio Operário, onde se encontra um campo de jogos, a sul com a Alameda da Conchada, a nascente com terrenos privados e a poente com um caminho público entre o recinto escolar e o recinto do Cemitério da Conchada. No que respeita à sua implantação, o edifício da EB1 da Conchada situa-se na zona frontal/sul do terreno e é constituído por um bloco único da tipologia “Plano de Construção”, com um piso e duas salas de aula que albergam cerca de 50 crianças. Há aproximadamente 10 anos, para fazer face às necessidades, foram instalados pré-fabricados na parte posterior/norte do terreno, sendo que outras cerca de 50 crianças aí se encontram atualmente a ter aulas.
Related Images:
PUBLICIDADE