Região

Região de Coimbra vai fazer levantamento de necessidades na área das comunicações

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-12-2021

O vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Raul Almeida, avançou hoje que vai ser feito o levantamento das necessidades existentes na área das comunicações em todos os concelhos deste território.

“Lançámos o repto à ACACOM para sermos nós agora a fazer o levantamento das necessidades concretas e depois passarmos ao patamar da objetividade. Todos os municípios desta CIM vão fazer o levantamento de necessidades, para depois transmitirmos e voltarmos a fazer, daqui a uns tempos, outro ponto de situação”, informou.

PUBLICIDADE

Durante a reunião, que decorreu ao longo da tarde e juntou à mesa a ANACOM e os autarcas que compõem a CIM Região de Coimbra, foram dados vários exemplos de municípios onde há manifesta falta de cobertura de rede móvel e de internet.

“Foi aqui transmitido à ANACOM as dificuldades que os nossos municípios passam, nomeadamente os municípios do interior, mas também outros mais do litoral também têm essa falta de rede. Fala-se muito do 5G, mas grande parte do nosso território nem a totalidade do 4G tem e há a necessidade de alcançar essa cobertura”, sublinhou.

O também presidente da Câmara Municipal de Mira realçou que os municípios que compõem a CIM Região de Coimbra estão dispostos a ajudar e “ceder algumas das infraestruturas para poderem passar cabos, a fibra, a colocação de antenas”.

“As empresas, que se querem instalar no nosso território, uma das coisas que perguntam logo é a cobertura das comunicações, se têm 4G ou fibra. Hoje em dia é tão importante para se instalarem como uma estrada, por isso, queremos ser parte da solução, sermos ouvidos, pois sabemos onde estão essas dificuldades de cobertura, nas tais zonas brancas”, acrescentou.

O presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, ouviu as preocupações dos autarcas e destacou a importância do compromisso resultante do Leilão 5G.

PUBLICIDADE

“Todos os municípios onde existem freguesias com pouca população e em que hoje a rede móvel não tenha qualidade ou não exista, até ao final de 2023, 75% da população de cada uma destas freguesias será coberta com 100 ‘megabites’ de qualidade de serviço. E daqui a quatro anos, em 2025, 90% da população”, afirmou.

Com este leilão, os operadores privados, que recentemente adquiriram licenças, “vão ter de fazer um investimento para haver qualidade na rede móvel em todo o país, cobrindo as áreas que agora ainda não estão cobertas”.

Integram a CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua, dos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE