Como é que funcionam as velas de ignição?
A vela de ignição assume uma função importante em motores a gasolina: é este componente que inflama a mistura de ar-combustível. A peça gera uma faísca de alta tensão entre dois elétrodos, os quais estão dispostos no topo do cilindro do motor.
O componente dispõe de um elétrodo central e de um ou vários elétrodos laterais, os quais entram em contacto com a mistura de ar-combustível. Na extremidade oposta, exterior ao cilindro do motor, a vela do motor dispõe de uma porca terminal metálica. Esta recebe a eletricidade por parte de um cabo ou de uma bobina de ignição. A ligação elétrica da porca terminal até aos elétrodos é feita por meio de um núcleo metálico e de uma resistência anti-interferências.
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Os componentes que transmitem eletricidade encontram-se dentro de um isolador cerâmico com corrugações na parte superior. O isolador cerâmico evita que ocorram descargas elétricas indesejadas e conduz calor de combustão para o castelo metálico e a culassa.
A parte inferior do isolador, por seu lado, está integrada dentro de um castelo metálico. O castelo dispõe de uma rosca na parte inferior. A parte superior do castelo é sextavada. A rosca e a parte sextavada permitem a montagem do componente por meio de uma chave de vela.
Vela de ignição: quando substituir?
Ao longo do seu tempo de vida útil os elétrodos da vela de ignição desgastam-se, a distância entre os elétrodos aumenta e dificulta a formação de uma faísca. O intervalo de substituição vai de cerca de 20 mil a 100 mil quilómetros.
Convém saber identificar uma vela de ignição ruim com rapidez, para que o componente possa ser substituído atempadamente. A condução com um componente danificado pode provocar danos dispendiosos noutros componentes a médio prazo, por exemplo, no motor, no coletor de escape e no catalisador.
Sinais típicos de um componente avariado são:
- Despoletar da luz de verificação do motor no painel de instrumentos.
- Ralenti incerto do motor.
- Perda de potência do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- Falhas de ignição.
- Aumento das emissões.
- Erro no sistema OBD2.
Como substituir as velas de ignição?
O processo de substituição do componente varia consoante o modelo do veículo. O procedimento geral passa pelos seguintes passos:
Instruções de vídeo para substituir velas no site www.auto-doc.pt
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- Preparar o material e as ferramentas necessárias.
- Desmontar componentes que impeçam o acesso às velas de ignição e proteger componentes frágeis.
- Desmontar as bobinas ou os cabos de ignição conectados com os componentes com um alicate.
- Limpar os locais de montagem com ar pressurizado.
- Desenroscar os componentes com uma chave de catraca.
- Tratar os fusos roscados dos componentes novos com produto anti-gripagem resistente a alta temperatura.
- Enroscar os componentes novos nos orifícios de montagem e apertar com o binário indicado.
- Montar as bobinas ou os cabos de ignição nos componentes por meio de um alicate.
- Montar os restantes componentes.
- Testar o funcionamento.
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