Cidade
Casa dos Estudantes do Império homenageada em Coimbra
A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) vai promover, no próximo dia 28 de outubro, terça-feira, uma grande homenagem à Casa dos Estudantes do Império (CEI), na cidade de Coimbra, Portugal. O evento, que decorrerá no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (sito na Rua Larga), terá início às 9:00.
A sessão de abertura será feita pelo Embaixador Murade Murargy, Secretário-Executivo da CPLP, João Gabriel Silva, Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, representante do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Bruno Matias, presidente da Associação Académica de Coimbra, Fernando Martinho, representante dos associados da Casa dos Estudantes do Império e Vítor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA.
PUBLICIDADE
O debate, que terá como tema “A importância da CEI na formação cultural dos seus associados”, contará com intervenções de Jorge Querido, Manuel Rui Monteiro, Maria Eugénia Neto, Pires Laranjeira, Manuel Alegre, Luís Fonseca, Óscar Monteiro, Pepetela, Ruy Mingas e Almeida Santos.
A CEI foi criada em 1944 e extinta em 1965, pelo regime anterior, para acolher jovens universitários, para estudar em Portugal, vindos das ex-colónias portuguesas. A propósito do 70.º aniversário da CEI, a UCCLA vai homenagear esses jovens com um conjunto de iniciativas com início a 28 outubro e que se estenderá até maio de 2015.
A Casa dos Estudantes do Império foi um espaço que albergou muitas figuras e personalidades da independência e da cultura, dirigentes e intelectuais dos nossos países de expressão portuguesa, como: Amílcar Cabral (fundador do PAIGC), Pedro Pires (ex-Presidente de Cabo Verde), Agostinho Neto (líder do MPLA e ex-Presidente de Angola), Lúcio Lara (Comandante-Geral das FAPLA), Pepetela (escritor angolano), Manuel Pinto da Costa (ex-Presidente de São Tomé e Príncipe), Joaquim Chissano (ex-Presidente de Moçambique), Francisco Tenreiro (poeta de São Tomé e Príncipe), Alda Lara (poetisa angolana) e tantos outros.
Related Images:
PUBLICIDADE