Primeira Página

Penacova aprova 1,3 milhões de euros para projetos de regeneração urbana e outros

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 19-11-2021

A Câmara de Penacova aprovou um conjunto de projetos para o concelho na área da regeneração urbana cujo valor total ultrapassa os 1,3 milhões de euros (ME), anunciou hoje a autarquia.

Para a sede do concelho, no distrito de Coimbra, foram aprovadas a execução de uma rotunda no largo D. Amélia, na entrada da vila, e a requalificação da rua de São João, iniciativas que totalizam 509 mil euros de investimento.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este projeto está sujeito a revisão, nos termos legais, apresentando uma maturidade que permite a sua candidatura a fundos comunitários de regeneração urbana, em consonância com os estudos decorrentes da Área de Reabilitação Urbana de Penacova”, refere em comunicado o município de Penacova, cujo executivo é presidido pelo ex-jornalista Álvaro Coimbra, eleito para o cargo nas autárquicas de 26 de setembro.

Na quinta-feira, dia da reunião quinzenal da Câmara Municipal, foi também assinado um contrato para uma intervenção que visa corrigir um deslizamento ocorrido na rua Artur Soares Coimbra, uma despesa que ascende a 225 mil euros.

Para a vila histórica de Lorvão, “foram aprovados dois projetos que se complementam entre si”: a remodelação da Casa do Monte (200 mil euros) e a Oficina do Palito e arranjos exteriores (92 mil euros).

Citado na nota, Álvaro Coimbra afirma que a Câmara “irá procurar apoios para as obras cujos projetos agora aprovou”, com os quais pretende dar resposta à “coesão territorial que resulta da distribuição dos investimentos pelas três vilas” do concelho: Penacova, Lorvão e São Pedro de Alva.

“Com estes projetos, a Câmara Municipal espera iniciar uma dinâmica de reabilitação urbana na envolvente do mosteiro de Lorvão, acomodando intervenções em edifícios públicos e privados e nos espaços públicos envolventes”, adianta o autarca eleito pelo PSD.

PUBLICIDADE

publicidade

São Pedro de Alva foi contemplada com a aprovação de um projeto de requalificação urbana entre o nó do IC6 e o “centro urbano consolidado”, junto à capela de Santo António, “que irá permitir a criação de uma nova imagem de urbanidade”.

“Que este seja um contributo para o muito que falta fazer na reabilitação, na requalificação e na regeneração urbanas, num caminho ambicioso que se estenderá a todos os aglomerados urbanos do território municipal”, acentua o presidente da Câmara.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE