Política

PSD: Há uma lista em Coimbra equidistante em relação a Rui Rio e a Paulo Rangel

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-11-2021

A lista de potenciais delegados ao 39º. Congresso do PSD encabeçada por Olinda Rio pauta-se pela equidistância em relação ao aspirante a ser reconduzido na liderança do partido, Rui Rio, e a Paulo Rangel.

PUBLICIDADE

Em carta dirigida aos militantes social-democratas conimbricenses, a cujo teor NDC teve acesso, Olinda Rio diz acreditar tratar-se de “diversidade fortalecedora” do seu elenco de candidata(o)s a congressistas.

A recondução de Rui Rio ou a opção por Paulo Rangel estão aprazadas para 27 de Novembro, data em que também são eleitos os participantes no conclave partidário destinado a eleger os membros dos órgãos nacionais do partido.

PUBLICIDADE

“Queremos é ajudar o próximo líder do PSD, seja Rui Rio ou Paulo Rangel, a ganhar o país”, alega a ex-autarca.

Olinda Rio disse a Notícias de Coimbra que a vinculação das listas dos potenciais congressistas a candidaturas à presidência partidária deixou de fazer sentido desde que a escolha do líder passou a caber ao universo dos militantes social-democratas. Antes das chamadas ‘directas’, a prerrogativa de eleger o líder cabia aos delegados ao conclave partidário.

PUBLICIDADE

“A lista de que sou primeira subscritora fomenta a unidade partidária e é mobilizadora dos militantes”, declarou a NDC a ex-autarca. O elenco, segundo ela, é formado, maioritariamente, por “mulheres trabalhadoras e dedicadas ao PSD”.

A par de Olinda Rio, perfilam-se para representar os social-democratas do concelho de Coimbra no referido conclave partidário Celeste Amaro, Lurdes Cró, Madalena Abreu, Maria José Martins Nunes, Andreia Gonçalves, Teresa Martins, Helena Moura Ramos, Filomena Félix e Nair Carvalho dos Santos.

“Queremos afirmar-nos por agirmos de uma forma positiva e construtiva, colaborativa e agregadora, em nome das nossas convicções, próprias de um partido que, na hora de combater por Portugal, está unido e coeso; pautamo-nos por um espírito humanista, em prol da eficiência económica, mas também da justiça social, sem esquecer as determinantes áreas da educação e da cultura, as quais constituem (…) os alicerces de qualquer país com projetos de mais e melhor futuro”, assinala a carta.

Ex-autarca, Olinda Rio é técnica superior da Secretaria-geral do Ministério da Educação, representante de trabalhadores social-democratas conimbricenses no Conselho Nacional dos TSD e dirigente do SINTAP (Sindicato de Trabalhadores da Administração Pública), além de perita externa da Comissão Europeia na qualidade de avaliadora de projetos.

Celeste Amaro foi deputada ao Parlamento e antiga diretora regional da Cultura, Lurdes Cró é ex-titular da outrora DREC e Madalena Abreu foi vereadora do Município conimbricense.

O líder distrital do PSD/Coimbra, Paulo Leitão, deputado à Assembleia da República (AR), é o mentor da lista de candidatos a congressistas afeta a Paulo Rangel, desconhecendo-se, ainda, quem irá encabeçá-la.

Quanto aos apoiantes de Rui Rio, a candidatura à eleição dos delegados do concelho de Coimbra ao conclave partidário poderá ser encabeçada, por exemplo, pelo ex-líder do Município João Paulo Barbosa de Melo ou por António Maló de Abreu (deputado à AR).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE