Coimbra
Segurança Social alarga atendimento através de videoconferência
O Instituto da Segurança Social anunciou, hoje, que passou a proporcionar atendimento, mediante vídeo, através de uma rede alargada para 67 balcões em todo o país.
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A medida, concebida para assegurar mais de 15 000 atendimentos diários, foi precedida de uma experiência-piloto, que funcionou em nove balcões de quatro distritos.
Este canal, que se constitui como alternativa ao atendimento presencial, permite aos cidadãos e empresas possuírem respostas na data e hora previamente agendadas sem terem de fazer deslocações e de permanecer em filas de espera.
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Na fase da experiência-piloto, foram realizados mais de 7 200 atendimentos através de videoconferência, o que permitiu reduzir em 11 dias o tempo de espera nos locais de maior procura por atendimento presencial. A maioria dos atendimentos foi concretizada nos dois a três dias posteriores ao pedido de marcação.
Perante a avaliação positiva desta modalidade e a integração de novas funcionalidades, o Instituto passa a disponibilizar esta forma de atendimento de maneira mais abrangente e para a generalidade dos serviços realizados em qualquer balcão presencial, com a excepção de pagamentos.
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A marcação do vídeo-atendimento pode ser feita através do portal SIGA em https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ ou através da Linha Segurança Social (210 545 400 ou 300 502 502, nos dias úteis das 09h00 às 18h00).
Ao proceder a marcação para vídeo-atendimento o cidadão recebe no seu correio electrónico uma mensagem com as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e até um link para cancelamento se não puder comparecer. Para aceder ao vídeo-atendimento nas melhores condições deve usar computador ou portátil, com câmara frontal, altifalante e microfone.
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