Educação

Escola Superior de Enfermagem debate suicídio na adolescência

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 28-09-2021

Filme Play, sem pausas, inspirado no espetáculo de dança contemporânea de Cedrick Willian da Silva, serve de “gatilho” para um debate sobre o suicídio e a adolescência, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

PUBLICIDADE

O debate online inclui uma “apresentação de monografia do programa de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar liderado pela ESEnfC e pela ARS do Centro e vídeo de alunos do Conservatório de Música de Coimbra”.

Trata-se da X edição do Encontro Mais Contigo que, além da divulgação dos resultados das últimas intervenções do programa homónimo de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar, conta, entre outras matérias de interesse, com a estreia  mundial do documentário, inspirado no espetáculo de dança com o mesmo nome, dos coreógrafos brasileiros Cedrick Willian da Silva e Karyne Bittencourt.

PUBLICIDADE

O filme, a exibir amanhã, quarta feira, às10h30 retrata a trajetória do espetáculo de dança contemporânea, que representa o mundo juvenil com seus conflitos existenciais e familiares, descobertas, amizades e comportamentos comuns.

O documentário tem a participação do autor, Cedrick Willian da Silva, e de adolescentes dançarinos que participaram no espetáculo e insere-se numa colaboração com o Mais Contigo Brasil, “descendente” do programa Mais Contigo que é dinamizado em Portugal pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, contando com múltiplos parceiros de norte a sul do país e nos territórios insulares.

PUBLICIDADE

O X Encontro Mais Contigo começa às 10h00 com a conferência “Mais Contigo em tempos de pandemia: Resultados 2020/2021”, pela enfermeira Rosa Simões. Segue-se a conferência “Risco crónico de suicídio: abordagem da família”, às 11h45, pelo professor da UNICAMP (Universidade de Campinas, Brasil), Neury Botega.

Pelas 15h30, haverá mais um momento de partilha de testemunhos relacionados com as atividades do programa Mais Contigo, com as intervenções de Ana Lavaredas (Unidade de Cuidados na Comunidade Oriente), Maria João (UCC Rîbat-Aljezur) e de Clara Pinto de Sá (Escola Eugénio de Castro, Coimbra).

Segundo nota de Imprensa da ESENF, o “programa Mais Contigo trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência, é reconhecido como uma boa prática por parte do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM), que, por isso, o apoia financeiramente”.

Este décimo encontro, a encerrar pelas 16h30, funcionará, à semelhança da edição anterior, em formato de webinar.

A sessão de abertura do X Encontro Mais Contigo está agendada para as 11h15, com as presenças do diretor do PNSM, Miguel Xavier, da enfermeira diretora de Enfermagem do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Áurea Andrade, da presidente da ARS do Centro, Rosa Reis Marques, da Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, e do coordenador do Mais Contigo, José Carlos Santos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE