Partidos
Congresso do PS realiza-se amanhã ensobrado pela possibilidade de anulação
As eleições para a Federação de Coimbra ainda podem vir a ser repetidas, o que ensombra o Congresso do Partido Socialista de Coimbra que se realiza amanhã no Hotel Vila Galé.
Já há 4 anos havia estalado idêntica polémica, tendo então Vitcor Baptista perdido a Federação para Mário Ruivo. Baptista impugnou o processo eleitoral junto do Tribunal Constitucional, mas este deu razão a Mário Ruivo.
PUBLICIDADE
Conforme noticiámos ao longo desta campanha, foram vários os incidentes registados. António Campos e Manuel Alegre chegaram a dar eco nacional às expulsões de militantes e às irregularidades nos cadernos eleitorais. Estaria em causa o direito dos eleitores e eleitos de participarem num processo eleitoral livre, com igualdade de oportunidades, transparente e democrático.
Polémica causou também o facto de a Comissão Organizadora do Congresso, presidida por Lurdes Castanheira, não ter aceite integrar qualquer membro da candidatura de Mário Ruivo ao contrário do que dispunham os Regulamentos. Aliás, segundo o NDC apurou, das 19 Federações do PS que foram a votos, Coimbra foi o único caso em que tal aconteceu. Contudo, a Presidente da COC rejeitou a acusação.
À hora a que escrevemos esta notícia muitos delegados não tinham sido ainda informados que o eram, nem sequer do local e hora do Congresso, o que está a causar desconforto dado que a credenciação se inicia sexta-feira.
O NDC sabe que está pendente para decisão nos órgãos jurisdicionais do Partido impugnação do processo eleitoral. Depois das suspeitas de fraude com os cadernos eleitorais denunciadas por Cristina Martins ocorridas na sua última eleição, a consagração de Pedro Coimbra volta a ser ofuscada.
Como é sabido, o deputado Mário Ruivo é conotado com António Costa e Pedro Coimbra, Presidente das Águas de Coimbra, com António José Seguro.
Related Images:
PUBLICIDADE