Universidade
Universidade de Coimbra na direcção da Associação das Universidades de Língua Portuguesa
A Universidade de Coimbra (UC) acaba de ser eleita para a Direção da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), organismo que reúne mais de uma centena de instituições de ensino superior de língua portuguesa.
A nova direção, presidida pela Universidade de Macau, foi escolhida no XXIV Encontro da AULP que decorre até amanhã na China, e onde se discute a “Importância da Difusão das Línguas Portuguesa e Chinesa para a Colaboração Académica no Ensino Superior e Promoção do Turismo”.
Ao assumir a Vice-Presidência da AULP, o reitor João Gabriel Silva sublinha que «a Universidade de Coimbra sente uma responsabilidade muito particular para com a Língua Portuguesa. Sendo a mais antiga de todas as universidades de Língua Portuguesa, a UC teve um papel decisivo na sua evolução e na sua afirmação no mundo, como foi reconhecido pela UNESCO ao classificá-la como património da Humanidade. Para que a Língua Portuguesa se mantenha pujante tem de continuar a ser uma língua de transmissão de conhecimento, tarefa na qual as Universidades têm um papel decisivo, pelo que a Universidade de Coimbra pretende ajudar a fortalecer esta comunidade e assim fortalecer a Língua Portuguesa».
Criada em 1986, a Associação de Universidades de Língua Portuguesa é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional que promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores, visando o desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.
A AULP aposta na dinamização da rede de universidades de língua portuguesa «de forma a valorizar as diversas culturas, aproximar as dinâmicas científicas, multiplicar os intercâmbios nos domínios do ensino e da investigação científica, consolidar as parcerias estratégicas e ampliar o papel da língua portuguesa como animador qualificado desta comunidade»
Related Images:
PUBLICIDADE