Política
Manuel Machado quer Valorizar Coimbra “para ninguém ficar para trás!” (com vídeos)
O socialista Manuel Machado, recandidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra, abriu, no dia 3 de setembro, na Sá da Bandeira, a sede da sua candidatura Valorizar Coimbra.
“Este é um espaço aberto a todos, de participação cívica, de trabalho e de liberdade. Todos são bem-vindos e todos têm lugar neste projeto que tem como objetivo Valorizar Coimbra!”, começou por dizer o recandidato, que mal teve de tempo de despir a farda de autarca, pois na hora anterior tinha estado na Igreja do Convento São Francisco a “despachar”mais uns milhares de euros para associações culturais e juvenis.
Este é para nós um momento de arranque para as próximas três semanas para uma grande campanha eleitoral autárquica, garante o líder de Almedina enquanto espera que o Tribunal Constitucional valide a sua sétima candidatura ao cadeirão da 8 de Maio.
Recordamos que Manuel Machado governou Coimbra nos últimos 10 anos do século XX e no primeiro do XXI. Perdeu para Carlos Encarnação em 2001. Regressou para vencer João Barbosa de Melo em 2013 e derrotar Jaime Ramos em 2017. Este ano quer conquistar o último mandato desta “reencarnação”. Foi igualmente vereador (1985/1990,na presidência de António Moreira) e entre (1983/1985, na presidência de Mendes Silva). Como diria o secretário-geral da ONU, é fazer as contas, mas, por alto, é quase meia vida no Largo de Sansão.
O edil recordou que com esta maldita pandemia vivemos tempos exigentes e, facto inédito, fornece números da pandemia em Coimbra, adiantando que “o covid-19 ceifou a vida a 316 conimbricenses e mais de 13 mil já estiveram infetados pela doença”.
Depois de ter agradecido a todas e todos os que lidaram com o grande problema dos nossos dias, o líder do município informa que no centro instalado no Pavilhão Mário Mexia já foram administradas mais de 176.000 vacinas, estando 74% da nossa população já com a vacinação completa.
O socialista garante que na Câmara Municipal tudo fez para salvaguardar a saúde pública e garantir que, em Coimbra, nenhum cidadão fica para trás, indicando que os custos da pandemia são superiores a 7M€ no município.
Lembra que a autarquia está bem de saúde, “sem subir o preço da água, sem subir o preço dos transportes, com o IMI na taxa mínima possível”.
Também não se esquece dos apoios financeiros, com incentivos ao comércio local, com isenções de taxas, o alargamento das esplanadas e “também as bonitas divisórias com floreiras”
Promete mais emprego e mais empresas em Coimbra, para “continuar a travar a perda de população que se verifica em todo o país, mas que na nossa cidade apresenta uma evolução mais otimista e que queremos mesmo continuar a inverter.
Para gáudio dos que gostam de “meter pau na roda”, o auto-intitulado especialista em rotundas entendeu não fazer uma menção especial à mobilidade concelhia, ignorando temas quentes como o “Aeroporto Internacional de Coimbra”, a “Cindazunda” ou a “Ecovazia”, mas fez questão de não usar o “famoso Audi” entre o Covento e a Avenida. Veio de Mercedes!
Apresentamo-nos aqui coesos, para irritação e desgosto dos nossos adversários que não se entendem .Por isso, podemos dedicar-nos, como vimos a fazer, aquilo que mais importa que é resolver os problemas de Coimbra e dos conimbricenses, frisa Manuel Machado, antes de admitir que “Não está tudo feito e há muito para fazer!”
Garantiu aos camaradas que encheram a loja situada em frente ao Avenida que “saímos daqui mobilizados, com energia para esta campanha eleitoral e confiantes numa grande vitória autárquica no dia 26 de setembro! Não para tratarmos dos nossos próprios problemas, mas para fazermos o que falta”Para acabar com a pandemia! Para ninguém ficar para trás!”.
“Para prosseguirmos no caminho certo da transformação que está em curso na nossa cidade. No emprego. Nas margens do rio Mondego. Na mobilidade. Nas alterações climáticas”, conclui o também líder da ANMP, que aos 65 anos mostra estar m grande forma para defontrar o rival e também sexagenário (61)”José Silva”.
Nas últimas eleições, o PS conquistou cinco mandatos, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM conseguiu três, o movimento Somos Coimbra alcançou dois e a CDU um.
Para além do atual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (PS), concorrem José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN) e Inês Tafula (PDR/MPT) e de Tiago Meireles Ribeiro (IL)
Related Images:
PUBLICIDADE