Crimes
PJ detém dois suspeitos de terrorismo ligados a grupo extremista islâmico
Dois cidadãos estrangeiros foram detidos na região de Lisboa na quarta-feira por suspeitas de terrorismo e ligações ao grupo jihadista Daesh, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado.
Em causa estão indícios da prática dos crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional, terrorismo internacional, e crimes contra a humanidade.
“As provas recolhidas indiciam que estes dois indivíduos assumiram distintas posições na estrutura do ISIS / Daesh, sendo os mesmos igualmente objeto de investigação por parte das competentes autoridades judiciárias iraquianas”, refere a nota da Judiciária, que sublinha não existirem por agora indícios de que os crimes que são imputados aos dois indivíduos tivessem sido cometidos em Portugal.
A operação foi conduzida pela Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT) da PJ e contou também com a colaboração do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e, a nível internacional, com o apoio de autoridades judiciárias iraquianas, através da UNITAD-ONU.
Nas detenções e buscas estiveram ainda a magistrada do Ministério Público titular do inquérito e elementos da investigação criminal e peritos da Unidade de Perícia Tecnológica Informática (UPTI) da PJ.
Os dois cidadãos estrangeiros detidos vão agora ser presentes a juiz para o primeiro interrogatório e consequente aplicação das medidas de coação.
Related Images:
PUBLICIDADE