Política

Combate à exclusão é prioridade do BE em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-07-2021

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, João Rui Mendes, disse hoje à agência Lusa que a sua candidatura passa por tornar o concelho mais “inclusivo”.

PUBLICIDADE

O candidato referiu que foram “analisadas todas as faixas sociais”, de modo a “abordá-las numa perspetiva inclusiva”.

“Na minha opinião, esta crise do covid-19 acrescentou desigualdade e injustiça social, portanto, a primeira linha de resposta a esta crise tem de passar pela inclusão e pela justiça social”, sublinhou.

PUBLICIDADE

João Rui Mendes, de 42 anos, médico dentista e militante do BE desde 2020, deu conta da necessidade da existência de uma rede básica de transporte público, considerando que este é um grande fator de “exclusão”.

“Há necessidade de uma rede de transporte básica, mínima que seja, de transporte público que permita as pessoas acederem aos cuidados de saúde, aos mercados, às feiras, que permita deslocarem-se entre as freguesias”, exemplificou o candidato.

PUBLICIDADE

O cabeça de lista do BE apontou esta rede de transporte como uma forma de “combate ao isolamento” da população, sobretudo a mais idosa, que, “não tendo automóvel, nem quem a transporte, fica abandonada à sua sorte”, salientou.

De modo a combater a exclusão, o candidato defende que o município identifique casos de pessoas com dependência, a população idosa e pessoas com doença mental, para que, depois, caso a caso, sejam verificadas as necessidades e desenvolvidos meios para ajudar a resolver os seus problemas.

“Se não tiverem nenhum familiar que cuide si, as pessoas ficam numa situação de exclusão horrível”, alertou.

“A câmara ao identificar e ao tornar-se cuidadora da pessoa é ela que vai garantir a articulação com os cuidados de saúde, com a segurança social, de modo a garantir que a pessoa tem acesso a todas as coisas que necessita para viver condignamente”,sustentou o candidato.

João Rui Mendes, caso seja eleito, pretende resolver o problema do alojamento da comunidade cigana com uma estratégia de habitação.

O município de Montemor-o-Velho, no Baixo Mondego, é presidido pelo socialista Emílio Torrão desde 2013, que já anunciou a candidatura ao terceiro e último mandato autárquico permitido por lei.

Para além de João Rui Mendes (BE) e do atual presidente da Câmara, são também candidatos à liderança deste município do distrito de Coimbra Maria João Sobreiro (PSD) e Daniel Nunes (CDU).

Na atual composição do executivo municipal, o PS tem quatro eleitos e o PSD três.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE