Coimbra

 Coimbra vai requalificar canil municipal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-07-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai requalificar o canil e gatil municipal, que agora se designa Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Companhia de Coimbra. A empreitada prevê a substituição integral da cobertura de fibrocimento, sendo aplicada uma nova cobertura com isolamento térmico com inclusão de janelas claraboias para iluminação e ventilação dos espaços. A obra representa um investimento de cerca de 50 mil euros. 

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara de Coimbra vai requalificar a cobertura do canil municipal, que atualmente é composta por fibrocimento. Uma cobertura que se encontra deteriorada e apresenta outras fragilidades, o que tem levado a frequentes restauros para colmatar infiltrações, que acabam por prejudicar o interior do edifício e o conforto dos funcionários e dos animais. Além disso, a cobertura não dispõe de nenhum tipo de isolamento térmico, contribuindo ainda para um sobreaquecimento no verão e perda de calor no inverno, prejudicial ao comportamento de todo o edifício em termos climáticos.

PUBLICIDADE

Para resolver definitivamente esta problemática, a Câmara Municipal vai avançar com a empreitada de requalificação, que prevê a substituição integral das chapas de fibrocimento por chapa de aço pré lacada com isolamento térmico de 6cm, em painel sandwich, numa área total de 475 m2. Nas novas coberturas estão previstas um total de 11 janelas claraboias para iluminação e ventilação dos espaços, assegurando, assim, um ambiente luminoso e com boa qualidade ambiental.

A substituição da cobertura vai permitir conservar as obras que foram efetuadas no edifício nos últimos anos, nomeadamente uma sala de eutanásia e depósitos de cadáveres, zona de lavagem e desinfeção de carros, vedação de recinto e um novo pavilhão com 10 boxes para cães de adoção. Foram ainda construídas 10 jaulas com porta de correr, adequadas para animais eventualmente agressivos. Em 2016/2017, foi executada uma obra que, essencialmente, serviu para alterar funcionalidades no interior do edifício e substituir o revestimento e os acabamentos degradados pelos anos de uso. Este conjunto de intervenções permitiu que o CRO de Coimbra fosse licenciado em dezembro de 2017.

Atualmente, o CRO dispõe de 28 boxes, seis boxes circulares e o pavilhão exterior com 10 amplas boxes para cães disponíveis para adoção. Das 28 existentes, 21 dispõem de recinto fechado exterior (espaço de “varanda” para recreio) e as restante sete estão destinadas a cães visivelmente doentes ou com suspeita de doença. As seis boxes circulares são utilizadas para cães agressivos, para maneio dos mesmos, salvaguardando a saúde e segurança dos colaboradores do CRO e dispõem de janelas gradeadas para entrada de luz e ventilação. Existe, ainda, a zona do canil e a zona do gatil e a entrada dos animais está separada da entrada de pessoa, por uma questão de funcionalidade e hierarquização dos espaços.

Tendo em conta as novas medidas de controlo da sobrepopulação de cães e gatos, nomeadamente as campanhas de esterilização destes animais em CRO municipais, o edifício dispõe de uma sala vocacionada para a realização das esterilizações em regime de campanha, bem como um guichet de passagem entre a sala de preparação/enfermaria e a sala de esterilizações. 

A obra foi adjudicada à empresa CPW – Engenharia, Lda. e representa um investimento no valor de 49.545,57 euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 90 dias, incluindo sábados, domingos e feriados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE