Região

Metro Mondego autorizada a suportar manutenção dos sistemas técnicos do Metrobus

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-06-2021

O Governo autorizou hoje a empresa Metro Mondego (MM) a proceder à repartição de encargos relativos à manutenção do contrato de conceção, fornecimento, instalação e manutenção dos sistemas técnicos do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

De acordo com uma portaria publicada hoje em Diário da República, assinada pelos secretários de Estado do Orçamento e das Infraestruturas, a MM fica responsável pela repartição, até 2028, de cerca de 3,3 milhões de euros (acrescido de IVA) nessa operação.

Segundo a publicação, a conceção, fornecimento e instalação dos sistemas técnicos, no valor de 16,5 milhões de euros, será da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal.

O SMM “consiste na implementação de um ‘metrobus’, utilizando veículos elétricos a baterias que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra”, ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo, numa extensão de 42 quilómetros.

A Metro-Mondego SA, é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, constituída em 1996, a quem o Estado atribuiu, “em exclusivo, a concessão, em regime de serviço público, da exploração de um sistema de metro ligeiro de superfície nos municípios de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã [designado Sistema de Mobilidade do Mondego]”.

Das quatro empreitadas que integram o projeto do SMM, está em curso a obra do troço entre Serpins, na Lousã, e o Alto de São João, em Coimbra, e a abertura da Via Central, no espaço urbano da baixa da cidade.

A Comissão Europeia aprovou a contribuição financeira de 60 milhões de euros que estava prevista para fazer avançar o SMM, anunciou no dia 15 de janeiro o Governo.

Em maio, a MM deliberou a abertura de um concurso público para a compra de 40 autocarros elétricos e sistema de carregamento de baterias para o SMM.

O investimento na compra dos veículos e sistema de carregamento está orçado em 39,5 milhões de euros.

A abertura do concurso prevê também um investimento de 19,1 milhões de euros na manutenção dos veículos e no sistema de carregamento durante o seu prazo de vida útil (15 anos), referiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE