Mundo
Mira dos cibercriminosos apontada para o Amazon Prime Day
A Check Point Research (CPR), área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder especializado em soluções de cibersegurança a nível global, alerta para o aumento de atividade maliciosa relacionada com o Amazon Prime Day 2021, um dos maiores eventos de compras online do ano. A realizar-se nos dias 21 e 22 de junho, o evento promete milhões de descontos e ofertas especiais para os mais de 150 milhões de subscritores anuais do Amazon Prime no mundo. Portugal é um dos mais de 20 países que deverão participar.
Nos últimos 30 dias, a Check Point Research concluiu que quase metade (46%) dos novos domínios registados com a palavra “Amazon” são maliciosos. A mesma investigação considerou 32% dos novos domínios com a palavra “Amazon” suspeitos e 32% dos novos domínios com as palavras “Amazon Prime” maliciosos. No último mês, mais de 2303 domínios relacionados com a Amazon foram registados. O ano passado, no mesmo período, registaram-se 2137.
PUBLICIDADE
A falsificação de domínios é um meio popular entre os cibercriminosos para roubar dinheiro ou dados sensíveis dos utilizadores. O registo de domínios semelhantes tem em vista o redireccionamento dos consumidores mais distraídos para websites que contêm malware ou que incitam o fornecimento de informações pessoais e/ou críticas. Neste caso, os cibercriminosos pretendem esconder-se atrás da marca Amazon, de modo a poderem visar os compradores do Prime Day com e-mails que levem os destinatários a clicar num link malicioso ou a responder com informação sensível.
“Podemos dizer que o Amazone Prime Day é uma oportunidade Prime para os cibercriminosos. Comprar online pode ser divertido tanto quanto pode ser perigoso. Só nos últimos 30 dias, mais de 2300 domínios foram registados com a palavra Amazon, o que representa um aumento de 10% desde o último Amazon Prime Day,” começa por dizer Rui Duro, Country Manager da Check Point Portugal. “O perigo aqui é cair no erro de fornecer dados do cartão de crédito, passwords ou até moradas ou endereços de e-mail. O objetivo dos cibercriminosos é sempre fazer dinheiro com as informações pessoais das pessoas. A tática utilizada, neste caso, é a falsificação de um domínio que se parece com a Amazon, mas que é na realidade um terreno perigoso. Os cibercriminosos estão claramente a investir neste evento, já que a maioria dos domínios à volta desta temática apresenta alguns sinais de alerta. O meu conselho para os consumidores é a serem extra cautelosos e a partilhar o mínimo possível.”
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE