Coimbra
Liga Contra o Cancro retoma voluntariado no IPO de Coimbra
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro retoma amanhã o voluntariado hospitalar no IPO de Coimbra, que foi antecipado por um curso de integração, dirigido a mais de 50 voluntários.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) retoma, a 16 de junho próximo, o voluntariado hospitalar no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC), atividade que visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico.
PUBLICIDADE
O plano de retoma do voluntariado hospitalar no IPOC, resulta de uma articulação entre a direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC e o Conselho de Administração do IPO de Coimbra e vai reajustar as atividades assistenciais, suspensas desde novembro de 2020, no âmbito do Estado de Emergência.
Os voluntários da Liga voltarão à realização de atividades fundamentais t como o “apoio no acolhimento e orientação dos doentes aos vários serviços hospitalares e aos seus acompanhantes durante os períodos de espera”, assim como “proceder à oferta de refeições ligeiras aos doentes e acompanhantes (águas, sandes, fruta e bolachas) nassalas de espera das consultas e tratamentos”.
Segundo nota de imprensa da Liga, a “retoma de atividade manterá a salvaguarda e o cumprimento das regras de saúde pública, tendo em vista o controlo da Pandemia COVID-19. Os voluntários do Núcleo Regional do Centro da LPCC serão submetidos previamente à realização do teste de despiste à COVID-19. Além dos procedimentos individuais de proteção, equipamentos de proteção individual e materiais disponíveis, a Liga procederá à higienização diária das batas dos voluntários e demais equipamentos do voluntariado hospitalar.
O reinício da atividade de voluntariado hospitalar no IPOC foi precedido de uma formação para voluntários hospitalares, que decorreu ontem, a 14 de junho, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. A ação contou com a participação de 53 voluntários, que vão retomar a sua atividade de vários anos de voluntariado hospitalar no IPO. Com a duração de quatro horas, esta ação teve a participação de profissionais da LPCC e do IPOC, e incidiu sobre as novas dinâmicas do voluntariado e as precauções básicas de controlo de infeção em contexto hospitalar.
Related Images:
PUBLICIDADE