Coimbra

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra retoma a sua atividade com duas exposições

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 26-05-2021

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra retoma a sua atividade com duas exposições que reafirmam duas linhas de programação regulares: o reencontro com artistas cuja história se cruza ou se confunde com a própria história do CAPC (Corpos, de Ana Léon); o fomento das relações entre arte, ciência e tecnologia a partir de Coimbra, cidade que tem nas indústrias de base tecnológica um dos seus polos principais de produção de conhecimento (Retratos de Ninguém, de Tiago Martins, João Correia e Sérgio Rebelo).

Corpos é a proposta de Ana Léon para o Círculo Sereia, um conjunto de seis filmes repartidos nas quatro salas. Cada filmes é apresentado individualmente em projeção/ instalação vídeo com um ou vários écrans simultâneos.

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Estes filmes são alguns dos mais recentes de uma longa série que Ana Léon tem vindo a desenvolver desde 1995. São concebidos em película super8 (mudo), fotografando imagem por imagem – segundo o princípio do filme de animação, utilizando bonecos articulados posteriormente digitalizados e sonorizados.

Nestes filmes, as personagens, exprimindo-se através dos seus corpos, evoluem com movimentos repetitivos, como coreografias, em gestos mais rápidos, mais lentos ou sacudidos, intensificados por valores rítmicos do som.

Retratos de Ninguém no Círculo Sede é uma instalação interativa de Tiago Martins que explora a criação computacional de conteúdos na fronteira entre o real e o artificial, utilizando como matéria-prima imagens e sons da própria audiência. No espaço desta instalação, é criado um ambiente imersivo e em constante mudança, definido pela síntese, projeção e reprodução efémera de um conjunto de retratos fotorrealistas e de sons-ambiente fabricados de forma artificial. A instalação utiliza inteligência artificial e computação gráfica para extrair e recombinar partes faciais da audiência e, assim, criar retratos de uma população artificial. A estes retratos é atribuída uma composição sonora baseada em sons produzidos pela audiência durante a visita. A instalação, assim como o conteúdo criado por ela, proporciona um espaço de reflexão acerca do modo como os recentes avanços tecnológicos têm vindo a alterar a forma de nos relacionarmos com os outros e com o mundo contemporâneo.

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