Desporto

 Judoca portuguesa Rochele Nunes conquista Medalha de Prata

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 anos atrás em 28-03-2021

O Grand Slam de Tbilisi 2021 terminou este domingo, 28 de março, com 2 Judocas a encerrar a participação portuguesa. Neste último dia do evento Rochele Nunes alcançou a melhor classificação de Portugal ao conquistar a Medalha de Prata. Ao longo dos três dias do evento, 441 Atletas (241 Masculinos e 200 Femininas) de 80 Países combateram pelos muitos pontos em disputa.

A Geórgia recebeu os Melhores Judocas do Mundo para a 4ª Etapa do Circuito Mundial de Judo. O último dia da prova contou com os atletas das categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, com 2 Portugueses em ação:

PUBLICIDADE

publicidade

Rochele Nunes (+78 kg) iniciou a sua caminhada na segunda ronda, onde eliminou a servia Milica Zabic (32ª do ranking mundial) por ‘ippon’. Nos quartos de final, teve pela frente a nº9 do mundo, Maryna Slutskaya. A portuguesa conseguiu voltar a superiorizar-se e chegou ao ‘ippon’ a cerca de um minuto do fim do combate. Garantiu a presença na final, depois de derrotar a chinesa Yan Wang, 29ª do ranking, num confronto equilibrado onde pontuou um ‘wazari’ e geriu a vantagem até ao fim dos 4 minutos regulamentares. No seu último e derradeiro combate do dia, contra Shiyan Xu, 33ª no ranking, a judoca lusa começou a perder por ‘wazari’ e, apesar das tentativas de inverter o resultado, acabou por sofrer o ‘ippon’ da chinesa. Com este resultado, Rochele Nunes conquista a Medalha de Prata.

Na categoria -100 kg, Jorge Fonseca estreou-se na terceira eliminatória, onde enfrentou o atleta da casa Ilia Sulamanidze. O Campeão do Mundo português começou da melhor forma, pontuando um ‘wazari’ nos primeiros 5 segundos do confronto, mas o georgiano de 19 anos, que ocupa a 46ª posição do ranking mundial, conseguiu responder com um ‘wazari’ e pouco depois com ‘ippon’, terminando a prestação de Jorge Fonseca.

Recordamos que no primeiro dia da prova, Joana Ramos conquistou a Medalha de Bronze e Catarina Costa terminou em 5º lugar. No sábado, Joana Crisóstomo foi a melhor portuguesa ao terminar no 5º lugar, seguida de Anri Egutidze que finalizou na 7ª posição.

Portugal esteve presente na capital georgiana com 11 Atletas (6 Femininas e 5 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que foram acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE