Educação

É picada de enfermeiros!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-06-2014

As escolas Superiores de Enfermagem de Lisboa, Porto e Coimbra vão quarta-feira ao parlamento dizer que rejeitam uma possível integração em institutos politécnicos, no âmbito da reforma da rede de Ensino Superior.

Esta é apenas uma das medidas preconizadas no documento que o Governo divulgou em maio com as linhas de orientação estratégica, mas que, para as escolas superiores de enfermagem, representaria um retrocesso num ensino que, a médio prazo, querem ver integrado nas universidades.

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“Esta questão merece a nossa total oposição”, disse à agência Lusa o presidente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Paulo Parente, considerando que a integração em institutos politécnicos seria um retrocesso para a profissão.

Ao longo dos últimos 30 anos, defendeu, os enfermeiros fizeram “um longo percurso”, que passou pela obtenção do grau de bacharel, licenciaturas de quatro anos, graus de mestrado e doutoramentos.

“Neste processo, tem havido um esforço no sentido de os enfermeiros poderem dispor na mesma instituição dos três ciclos de formação”, sustentou.

O objetivo, acrescentou, é que as três escolas possam, a médio prazo, ser integradas nas universidades onde já estão a funcionar os doutoramentos em Enfermagem. “Temos de alargar os doutoramentos e nos politécnicos não há doutoramentos”.

As escolas superiores consideram, por isso, que a integração em institutos politécnicos seria cortar à Enfermagem a possibilidade de ser reconhecida como disciplina do conhecimento.

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“Entendemos que é um retrocesso, essa proposta merece o nosso repúdio”, declarou.

Questionado pela Lusa, Paulo Parente afirmou que não houve mais contactos do Ministério da Educação desde que foram anunciadas as orientações estratégicas, mas que as escolas entenderam pedir audiências no parlamento para transmitirem formalmente a sua posição aos deputados.

Quarta-feira estarão presentes na Comissão de Educação e foram recebidas já na Comissão de Saúde, disse o responsável, indicando que foram também enviados, ao Ministério da Educação e Ciência, os documentos que sustentam a posição das escolas.

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