Cidade
Viaturas mais amigas do ambiente na recolha de resíduos em Coimbra
Coimbra tem a partir de hoje seis novas viaturas movidas a gás natural comprimido (GNC) para recolha de resíduos e lavagem de contentores, anunciou a Câmara da cidade.
“Esta aposta vai permitir uma melhoria do conforto e da qualidade de vida da população, pois estas viaturas emitem menos ruído, tanto no funcionamento como na recolha”, afirma a autarquia, numa nota hoje divulgada, sublinhando que “as emissões carbónicas para a atmosfera são bastante mais reduzidas”.
PUBLICIDADE
No total, são “seis novas viaturas movidas a GNC que vão operar em Coimbra, de um total de 15 deste género, adquiridas pela SUMA [Serviços Urbanos e Meio Ambiente] para todo o território nacional” – três são de recolha de resíduos urbanos sólidos de 15 metros cúbicos (m3), duas de recolha de resíduos urbanos sólidos de 20 m3, uma das quais equipada com grua, e outra de higienização de contentores (08 m3).
As viaturas GNC apresentam, face à gasolina e ao gasóleo, “vantagens importantes em termos ambientais, uma vez que permite produzir menos 75% a 85% de óxidos de azoto, gerando, simultaneamente, menos 25% de CO2”.
Esta frota será operada pela SUMA, empresa contratada pela autarquia desde 2018 para prestar os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos. Desde então, “a autarquia já investiu mais de três milhões de euros que permitiram a recolha de cerca de 90 toneladas de resíduos urbanos, a que acresce o que é recolhido diretamente pela autarquia e o investimento no tratamento de resíduos prestado pela ERSUC [empresa Resíduos Sólidos do Centro]”.
Related Images:
PUBLICIDADE