Coimbra

Moradores de Ceira reclamam melhor internet para teletrabalho e aulas à distância (com video)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-02-2021

“É quase impossível o acesso à telescola e ao teletrabalho” disse hoje um grupo de moradores da Rua 4 de Julho, em Vendas de Ceira, que demonstrou indignação e revolta com os problemas de ligação à internet, que “já existem há cerca de sete anos” e que a crise sanitária veio agravar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O movimento “Ceira com Fibra”, constituído por diversos residentes da localidade de Vendas de Ceira e Sobral, surgiu como protesto dos habitantes face à fraca cobertura de internet, em muitos casos ainda com ligações por cabo coaxial, com limite de capacidade, e visa reclamar a implementação de fibra ótica em todas as ruas de Ceira.

“Já há um ano que andamos a pedir a fibra, já há um ano que disseram que vão pôr a fibra, já cá vieram ligar a três ou quatro habitações, foi no mês de agosto de 2020 e nunca mais cá vimos ninguém” – reitera Samuel Rodrigues Costa, na entrevista em direto ao NDC. 

O grupo de moradores enviou diversas cartas que já foram remetida à autoridade reguladora  das telecomunicações (ANACOM), Junta de Freguesia de Ceira, para as maiores operadoras em Portugal – Altice, Vodafone e NOS – e fizeram chegar ainda à Assembleia da República e ao Presidente da República. Os populares mostraram ainda documentos contendo testes de velocidade de internet e ainda um mapa da localidade com a indicação das posições dos Pontos de Distribuição Ótico (PDO).

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra divulgou que se reuniu na passada quinta feira com o presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando Santos, dando conta de que a instalação da fibra ótica por parte da Altice, em agosto passado, não foi concluída e que o serviço de Internet por ADSL tem apresentado diversas limitações. As autarquias afirmaram que vão voltar a reclamar à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), como o NDC noticiou. 

Também, na semana passada, a Altice se mostrou perplexa perante as críticas de  Fernando Machado quanto ao serviço de fibra ótica disponibilizado pela multinacional, como informou na altura o NDC. 

Veja o video do direto Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE