Coimbra
Coimbra: CHUC com mais dois equipamentos de tratamento do cancro e radiocirurgia
Um investimento de 7 milhões de euros traz ao CHUC dois aceleradores lineares para tratamento de doentes oncológicos da zona Centro, colmatando uma lacuna existente em Coimbra e na região.
PUBLICIDADE
A aquisição dos dois equipamentos, que se juntam ao já existente no Serviço de Radioterapia do CHUC desde 2016, irá permitir a “todos os doentes o acesso a tratamentos através das técnicas atualmente recomendadas, nomeadamente imagem guiada (IGRT), intensidade modulada (IMRT), arcoterapia com intensidade modulada (VMAT) e técnicas de sincronização com base no ciclo respiratório do doente”
Os aparelhos de medicina avançada vêm potenciar a capacidade de tratamento instalada de acordo com os mais elevados padrões de qualidade técnica e científica. Um dos aceleradores integrará ainda a valência de Radiocirurgia, até ao momento inexistente neste Centro Hospitalar.
O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra sublinha que “este é um sinal de renovação de esperança no tratamento dos doentes” e que “os doentes oncológicos não estão esquecidos, não foram esquecidos e não serão esquecidos.
Carlos Santos sublinhou hoje, durante a visita às instalações do serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar, que este é um importante “salto tecnológico”, que representa o culminar de um processo que se iniciou no final de 2018 e que vem, desta forma”, reforçar a confiança no tratamento dos doentes oncológicos da Região Centro. Segundo o clínico as duas máquinas estarão “a funcionar em pleno até ao final do ano”.
Além disto, o presidente do CHUC avançou ainda que a obtenção dos dois aceleradores lineares foi possível através de regime de locação, um mecanismo de contratação pública “que não tem sido muito utilizada pelo Serviço Nacional de Saúde, através do qual o custo do investimento inicial é repartido ao longo dos anos”, recurso que segundo o representante máximo do CHUC deverá ser cada vez mais utilizado, já que “permite uma maior capacidade financeira das instituições e do Estado e um maior fôlego na renovação tecnológica que é fundamental fazer-se no SNS.”
O Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra presta assistência aos doentes oncológicos da região centro há cerca de 20 anos. A radioterapia é uma metodologia de tratamento de doentes com cancro. Exige equipamentos dedicados, altamente sofisticados, com necessidade de modernização periódica, fruto da evolução tecnológica e do natural desgaste que ocorre com a sua utilização.
O Serviço de Radioterapia do CHUC trata diariamente cerca de uma centena de doentes, provenientes de toda a região centro, sendo assim responsável pelo tratamento de quase metade dos doentes oncológicos sujeitos a radioterapia na região centro.
Fruto da maior sensibilidade da população para a doença oncológica e da melhoria gradual das estratégias de diagnóstico e tratamento, o número de doentes oncológicos tratados no CHUC tem vindo a aumentar ao longo dos anos, sendo que em 2019, o ano anterior ao início da atual situação pandémica por Covid-19, foram tratados quase 1500 doentes e realizadas mais de 24 000 sessões de tratamento e 16 000 consultas.
No dia 11 de fevereiro celebrou-se o “Dia Mundial do Doente” e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinalou a efeméride com a instalação do primeiro de dois aceleradores lineares no Serviço de Radioterapia do CHUC.
Pode ainda ver o vídeo do direto do Notícias de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE