Coimbra

Ministra vai devolver presente de casamento a presidente de Câmara. Oferta foi subtraída a artista!

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-01-2021

O Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova ofereceu a Ana Abrunhosa um presente de casamento “subtraído” a uma artista plástica, concluiu o tribunal de Castelo Branco.

Ana Abrunhosa

“Os dois desenhos foram “subtraídos” — a expressão é da juíza — do ateliê da artista Cristina Rodrigues, que não só não autorizou a oferta como nem sequer os assinou, o que faz deles uma obra incompleta”, noticia hoje o jornal Expresso.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a sentença, citada por aquele jornal, “o autarca Armando Jacinto terá pedido a Cristina Rodrigues que cedesse gratuitamente os dois desenhos para oferecer a Ana Abrunhosa, de quem é amigo, e a artista ficou de pensar no assunto. Mais tarde, quando estava no Brasil, recebeu uma mensagem de Paulo Longo, responsável pelo departamento de Cultura da Câmara, para que não se esquecesse dos desenhos, mas não deu qualquer resposta”.

PUBLICIDADE

“Quando voltou a Portugal, foi surpreendida com o desaparecimento das obras. Em tribunal, a artista que se distingue pelas instalações utilizando objetos como adufes, anjos ou vasos, pediu que a Câmara lhe pagasse pelos desenhos e exigiu poder assiná-los. Mas o tribunal de Castelo Branco não lhe fez a vontade”, lê-se na notícia.

Ana Abrunhosa, que é ministra da Coesão Territorial desde 2019, quatro anos depois destes acontecimentos, disse ao semanário que «desconhecia “o conflito que opunha a artista ao nosso convidado”. E acrescenta: “Apesar de esta ser uma situa­ção do foro privado, e apesar de a decisão não o obrigar, é intenção da família proceder à devolução dos desenhos ao oferente, de forma a ajudar à resolução de um conflito, ao qual somos — sublinho — totalmente alheios.»

Ana Abrunhosa casou em segundas núpcias com António Trigueiros de Aragão, administrador da empresa Fábricas Lusitana, produtora das famosas farinhas Branca de Neve.

A boda decorreu quando a simpática economista exercia a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE