Cidade
Carlos Cidade diz que Refer prometeu modernizar Coimbra B
A Refer (Rede Ferroviária Nacional) assegurou hoje à Câmara de Coimbra que a estação ferroviária da cidade de Coimbra-B será requalificada no âmbito da modernização da Linha do Norte.
A garantia foi dada pelo presidente do conselho de administração daquela entidade pública empresarial (EPE), Rui Loureiro, ao vereador da Câmara Municipal de Coimbra Carlos Cidade, na qual também participou o presidente do município da Mealhada, Rui Marqueiro.
A gare de Coimbra-B, também conhecida por Estação Velha, será “requalificada e dignificada” no âmbito dos “trabalhos de modernização da Linha do Norte”, afirmou o presidente da Refer, segundo disse à agência Lusa Carlos Cidade.
Rui Loureiro não adiantou, contudo, quando serão efetuadas as obras de remodelação de Coimbra-B, pois elas estão dependentes dos trabalhos de modernização da ferrovia que liga Lisboa ao Porto, acrescentou o vereador da Câmara de Coimbra.
A Refer vai definir em junho a estratégia global para a intervenção na Linha do Norte e só depois disso definirá as prioridades, referiu Carlos Cidade, acreditando, no entanto, que a requalificação da Estação Velha virá a ser considerada por aquela empresa como “uma prioridade”.
Durante a reunião também foi debatida a construção de um interface rodoferroviário de mercadorias entre Coimbra e Mealhada, perto do nó de interceção das linhas do Norte e da Beira Alta, projeto que tem vindo a ser defendido pelos dois municípios como essencial para o desenvolvimento da região e do país.
A Refer não está, no entanto, interessada em envolver-se no projeto, pois as plataformas logísticas não fazem parte dos seus objetivos, disse o presidente da empresa, citado por Carlos Cidade.
A Refer deverá, entretanto, assumir a responsabilidade sobre as cerca de duas dezenas de plataformas logísticas que atualmente estão sob alçada da CP (Comboios de Portugal, EPE), não estando ainda decidido qual será o seu futuro.
Related Images:
PUBLICIDADE