Cidade
Novos 21 motoristas entraram hoje em funções nos SMTUC
O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, acompanhado pelo vereador Carlos Cidade e pelos membros do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Jorge Alves, Regina Bento e Francisco Queirós, assinou, esta tarde, 28 contratos para a entrada ao serviço de 21 assistentes operacionais com a função de motorista e de sete assistentes operacionais para as oficinas (mecânicos e eletricistas). No ato, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, Manuel Machado, salientou o investimento municipal no rejuvenescimento dos operacionais e da frota dos SMTUC, estratégia que tem permitido que a autarquia reforce e alargue o serviço público de transportes a outras zonas do concelho. Hoje foi o dia em que se assinalou, também, o início da operação dos SMTUC que passam a chegar à localidade de Orelhudo e que, em 2021, deverão também chegar à zona norte de Coimbra.
PUBLICIDADE
A CM Coimbra continua a reforçar o serviço público de transportes, através da contratação de novos profissionais e da aquisição de mais viaturas. Esta é uma estratégia assumida pelo executivo municipal liderado por Manuel Machado, que vincou hoje a importância dos transportes públicos. “Os SMTUC são um braço estratégico fundamental das políticas públicas que prosseguimos na Câmara Municipal de Coimbra”, destacou o autarca, que se demonstrou desconfortável pelo facto de serem os cofres municipais a suportarem estes investimentos, enquanto noutros pontos do território têm financiamento do Governo.
Perante 28 novos trabalhadores que entram hoje para os quadros municipais, Manuel Machado valorizou também a importância das funções públicas que estes passam agora a desempenhar, apelando ao seu “cuidado, sensibilidade, paciência e cooperação”. “Temos grande esperança de que com a vossa contribuição e o vosso trabalho as pessoas que vivem em Coimbra, que visitam Coimbra e que utilizam os nossos transportes públicos sintam que a Câmara Municipal lhes dá atenção e que auxilia o dia-a-dia transportando-os”.
Este procedimento tinha sido aberto inicialmente para recrutar 20 novos motoristas, tendo a autarquia recorrido e esgotado a reserva de recrutamento para integrar mais um elemento. Com estes novos 21 motoristas, a CM Coimbra admitiu 64 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros nos últimos quatro anos.
No mesmo sentido, a Câmara reforçou a frota com 67 viaturas nos últimos sete anos: 42 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e 2 híbridos) e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de 12 milhões de euros. Em curso está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., por 2,4 milhões de euros. O objetivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.
Esta estratégia tem permitido a expansão do serviço público de transportes para várias localidades do concelho. Desde dezembro de 2019 que os SMTUC já servem as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego, com mais de 140 horários e cerca de 2000 quilómetros.
A introdução destas novas linhas foi sendo acompanhada pelos serviços municipais e pelos SMTUC de modo a apurar eventuais necessidades de ajustamentos na oferta e ir ao encontro de algumas solicitações da população, como por exemplo o acesso à Extensão de Saúde de Cernache. Algumas dessas alterações foram introduzidas em novembro passado e, nessa altura, entraram em funcionamento as Linhas n.º 201 e 201T, que passaram a servir as povoações de Vila Pouca e Casa Telhada. A possível extensão da rede à povoação de Orelhudo já estava, nessa data, a ser estudada, através da introdução de uma variante da Linha n.º 201, denominada de Linha n.º 203.
Hoje entrou em vigor a extensão da rede de transportes públicos até à localidade de Orelhudo, através de um serviço flexível, a Linha n.º 201 (Cernache – Vila Pouca), sendo que esta variante passou a ter a designação de Linha n.º 203 (Cernache/Casconha – Orelhudo) e é realizada com base no aproveitamento dos meios existentes ao serviço da Linha n.º 201, não sendo necessária a afetação de mais meios humanos e materiais. Na Linha n.º 201 foi, contudo, suprimido um horário nos dias úteis (partida de Cernache às 7h42 e de Vila Pouca às 7h53), que tinha procura reduzida e para a qual existe oferta antes e depois, com pouca diferença horária.
A nova variante, com a designação de Linha n.º 203, faz o seguinte percurso: o ponto de horário será Cernache (Casconha), no novo interface preparado para este efeito, Rua da Escola, Rua da Ribeira da Casconha, Orelhudo (Rua das Alminhas, Rua de Baixo e Largo da Fonte), Estrada Principal, Rua Fonte da Lapa, Rua da Escola e novamente Cernache (Casconha), sendo que, em alguns horários, terminará na Extensão de Saúde de Cernache. Assim, a localidade de Orelhudo passa a ser servida, em regime experimental, com oito viagens nos dias úteis, quatro aos sábados e três aos domingos e feriados.
O objetivo é que estes investimentos permitam que, em 2021, os SMTUC alarguem a oferta à zona norte do concelho.
Related Images:
PUBLICIDADE