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Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra reconhecido por resposta a desafios logísticos
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) adotou um conjunto de práticas inovadoras de resposta a questões de logística criada pela pandemia da covid-19, nomeadamente uma unidade de comando e controlo que foi reconhecida internacionalmente.
“A principal tarefa do Serviço de Aprovisionamento do CHUC foi a de estabelecer uma ‘unidade de comando’ central, que funcionou como centro nervoso em quatro áreas: produtos farmacêuticos, equipamentos e serviços, consumíveis e logística”, explica um comunicado enviado à agência Lusa.
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A criação desta unidade permitiu, segundo o CHUC, “operacionalizar e colocar no terreno uma estratégia bem delineada que possibilitou identificar e mitigar rapidamente ameaças operacionais”.
A unidade foi constituída por quatro coordenadores, um de cada setor, bem como por especialistas em diversas áreas desde a área médica, logística, informática, gestão de crise, por forma a ter uma envolvência de todos os setores do hospital, melhorando assim a comunicação e a gestão das necessidades do hospital, em “tempo real”.
“O CHUC é um dos maiores hospitais do país, distribuído por seis polos hospitalares com 1.700 leitos, o que constituiu um desafio acrescido durante a pandemia da covid-19, já que era necessário avaliar e gerir com sucesso todas as necessidades de materiais do CHUC em “tempo real”, a fim de adquirir e alocar equipamentos vitais, medicamentos e outros consumíveis, em resposta a um ambiente de provimento incrivelmente dinâmico”, lê-se no comunicado.
De acordo com a nota, o levantamento das necessidades de equipamentos, tecnologias necessárias para dar resposta à covid-19, medicamentos, ‘kits’ de teste e reagentes, foi feito com recurso a cadeias de abastecimento tradicionais e não tradicionais, tendo os hospitais recorrido, inclusive, à produção interna de materiais de proteção para os profissionais de saúde.
Segundo o CHUC, as doações em espécie foram também uma realidade que levou à criação de uma Comissão de Doações, gerida por uma equipa própria em coordenação com o departamento de compras e logística.
“A tomada de decisões rápidas, a mobilização de equipas, a capacitação de profissionais para garantir os melhores cuidados aos pacientes, conduziu a que os hospitais fossem forçados a mudar radicalmente em curtos períodos de tempo”, sublinha.
O contributo do CHUC na resposta à pandemia da covid-19 foi reconhecida pela Federação Internacional dos Hospitais.
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