Cidade

Coimbra cria parques de estacionamento periféricos para relançar Ecovia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-11-2020

O município de Coimbra aprovou hoje a localização de seis parques de estacionamento periféricos que vão servir ao relançamento do sistema de transporte “Ecovia”, cujo objetivo é reduzir a entrada de automóveis na cidade.

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O executivo do socialista Manuel Machado retoma assim um projeto desenvolvido, de forma pioneira, na década de 90 pelo mesmo autarca, mas posteriormente abandonado, que será servido por autocarros 100% elétricos dedicados ao transporte das pessoas para o centro da cidade.

Para iniciar o sistema, o autarca conta inaugurar ainda este ano o primeiro parque “e se a pandemia da covid-19 não atrasar a entrega” de oito miniautocarros elétricos, adquiridos por 2,8 milhões de euros, cujo processo de entrega “está próximo”.

“Depois de ajustarmos os terrenos ou espaços disponíveis para os automóveis, temos de atrair as pessoas a deixarem o carro e usufruir de uma deslocação cómoda, confortável e com fiabilidade horária para se deslocarem para a sua vida na cidade”, disse Manuel Machado aos jornalistas, no final da reunião camarária.

Segundo o presidente da Câmara de Coimbra, trata-se de um projeto progressivo, que será estendido à medida que a cidade se expande.

“Se a resposta for boa estamos em condições de ampliar o sistema”, frisou o autarca, salientando que o objetivo da “Ecovia” é reduzir significativa a pressão automóvel no interior da cidade, com vantagens ambientais e diminuição de custos para os utilizadores.

Os seis parques vão localizar-se junto às principais vias de acesso da cidade, de forma a abranger a maioria dos movimentos pendulares, situando-se na Praça Heróis do Ultramar (subterrâneo), no Vale das Flores (junto à Oficina Municipal de Teatro), na margem direita do Parque Verde do Mondego (Ínsua dos Bentos), na ponta norte das avenidas de Conímbriga e Guarda Inglesa, na Casa do Sal e no Choupal (junto à N111-1).

Os três parques prontos a utilizar – Praça Heróis do Ultramar, Vale das Flores e Ínsua dos Bentos – disponibilizam mais de 1.100 lugares de estacionamento.

“Pela experiência, abordagem ao problema, tenho a convicção que foi uma pena ter liquidado um sistema que é ainda falado e recomendado na Europa como exemplo de boas práticas do que se deve fazer”, sublinhou Manuel Machado.

A proposta de criação dos parques de estacionamento periféricos para relançar a “Ecovia” foi aprovada com duas abstenções do PSD, partido que, no final de 2006, quando governava o município em coligação com o CDS-PP e o PPM, acabou com aquele sistema de transporte, alegando insustentabilidade económica.

O vereador social-democrata Paulo Leitão disse que o partido se revê “nos conceitos dos parques de estacionamento”, mas tem “grandes dúvidas do projeto ‘Ecovia’” relativamente ao “conforto, frequência e preço”.

Já a vereadora Ana Bastos, do movimento Somos Coimbra, considerou “ser indispensável o desenvolvimento de um estudo de conjunto que permita identificar e quantificar os potenciais utilizadores, do lado da geração (espaços residenciais) e do lado dos destinos/atratores”.

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