Educação
Introdução à Geografia da Saúde na Reitoria da Universidade de Coimbra
Na próxima quarta feira, dia 23 de abril, pelas 18h30, vai ser apresentada, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), a obra “Introdução à Geografia da Saúde: Território, Saúde e Bem-estar”, da autoria de Paula Santana.
O livro é apresentado no decorrer do Primeiro Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa, que arranca hoje, com a participação de 350 investigadores e profissionais de distintas áreas do conhecimento, como Geografia, Arquitetura, Medicina, Economia, Sociologia, Saúde Ambiental e Engenharia Ambiental, entre outras, e que visa encontrar respostas para os gigantescos desafios que a saúde (ou a doença) coloca na atualidade, criando estratégias e identificando políticas públicas para reduzir as desigualdades entre as populações.
O surgimento de novas doenças, a inovação na prevenção e tratamento, o aumento da população das terceira e quarta idades exigindo novas abordagens e respostas, a falta de elasticidade da oferta de serviços de saúde, limitados pela escassez dos recursos disponíveis, estão fortemente associados quer às dramáticas alterações demográficas, ambientais e políticas das últimas décadas quer à significativa evolução do setor da saúde. Esta rápida alteração de contextos, potenciada pelo eclodir esporádico, mas cada vez mais sistémico, de crises de natureza política e económica, exige o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias, até agora ausentes do planeamento, organização e avaliação dos cuidados de saúde e dos resultados das suas intervenções.
A intervenção da Geografia da Saúde permite ler e interpretar os factos e, inclusive, estabelecer hipóteses explicativas e de ação sobre alguns dos problemas existentes, tendo por base uma matriz territorial.
Em síntese, o objetivo geral da Geografia da Saúde é proporcionar conhecimentos que sirvam para compreender as relações que se estabelecem entre as condicionantes da saúde, os resultados efetivos das políticas e organização dos serviços na saúde das populações e as suas consequências no desenvolvimento do território.
Paula Santana é geógrafa, doutorada em Geografia e Professora Catedrática da Universidade de Coimbra. Tem-se dedicado à docência e investigação da geografia da saúde e do planeamento urbano saudável. A relevância destes temas tem-se traduzido em conferências e comunicações proferidas em todo o Mundo, em 4 prémios de reconhecimento científico e em publicações – 13 livros e mais de 200 títulos em revistas nacionais e internacionais.
Related Images:
PUBLICIDADE