Coimbra
Coimbra quer criar ligação da Circular Externa ao Monte Formoso para aliviar Casa do Sal
O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, aprovou o projeto de execução de uma nova via de ligação da Circular Externa ao Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers, no sentido ascendente.
O objetivo é que este arruamento permita o acesso a esta urbanização sem passar no nó da Casa do Sal, aliviando assim o fluxo de trânsito neste local. Em paralelo, a autarquia vai estudar uma passagem superior pedonal e ciclável até aos jardins da Casa do Sal, aproximando a população do Monte Formoso da rede de ciclovias e da Mata Nacional do Choupal.
A CM Coimbra pretende construir uma nova via de ligação, no sentido ascendente, da Circular Externa à urbanização do Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers. O investimento previsto para este projeto é de cerca de 300 mil euros e o objetivo é permitir que as viaturas que circulam neste sentido de trânsito não necessitem de passar no nó da Casa do Sal, ajudando assim a aliviar os constrangimentos que são frequentes neste local.
O projeto prevê também a construção de muros de suporte, rails de proteção, nova iluminação pública, o prolongamento do passeio existente na Circular Externa, junto à Casa do Sal, até à zona das bombas de gasolina. Para permitir este projeto terão de ser realizadas também adaptações num emissário de águas residuais.
Em paralelo, a autarquia vai estudar a viabilidade da construção de uma passagem superior à Circular Externa, com início sensivelmente a meio desta nova via agora projetada, para ligar a urbanização aos jardins da Casa do Sal. Esta passagem seria pedonal e ciclável e permitiria a aproximação da população residente no Monte Formoso ao jardim, tornando-o num local de passagem e de ligação com a rede de ciclovias e a Mata Nacional do Choupal, na avenida Cidade Aeminium.
Related Images:
PUBLICIDADE