Coimbra

Coimbra: ESAC e ISCAC cooperam no controlo da invasora erva-das-pampas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-10-2020

No âmbito da Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, foi hoje levada a cabo, fruto de uma cooperação entre Escola Superior Agrária e a Coimbra Business School – ISCAC do Politécnico de Coimbra, a ação de controlo “Campus ISCAC & ESAC livre de erva-das-pampas (Cortaderia selloana)”.

PUBLICIDADE

Tratou-se de uma ação simbólica que deu início ao processo para tornar o campus partilhado por ambas as instituições de ensino superior livre de Cortaderia. Foram iniciados os trabalhos de remoção de todos os indivíduos das ervas-das-pampas – uma das espécies invasoras listadas no Decreto-Lei n.º 92/2019, cuja utilização é proibida – aí existentes. Brevemente, as raízes das plantas agora intervencionadas serão eliminadas com a ajuda de máquinas, de forma a evitar que esta invasora recupere. Serão ainda eliminados outros indivíduos de erva-das-pampas entretanto identificados no campus.

PUBLICIDADE

Esta ação revela-se particularmente significativa pelo facto de ambas as instituições integrarem o programa Eco-escolas e de a ESAC ser um dos parceiros do projeto LIFE Stop Cortaderia, cujo objetivo é precisamente prevenir e conter a disseminação da erva-das-pampas, que, entre outras coisas, causa problemas de saúde pública e está a proliferar ao longo de muitas vias de comunicação no nosso país, provocando também grandes problemas económicos associados à obrigatoriedade da sua remoção.

Hélia Marchante, docente na ESAC/IPC e investigadora responsável pelo projeto LIFE Stop Cortaderia na instituição, louva esta iniciativa e “espera que possa servir de exemplo para o próprio Município de Coimbra e para outras entidades e proprietários privados avançarem com a remoção desta espécie invasora, de forma a proteger o ambiente e cumprir a legislação em vigor”. Sublinha ainda que “todos os municípios portugueses foram formalmente convidados a tomarem medidas para se tornarem “Municípios Livres de Cortaderia”, em ofício enviado no mês de agosto pelos parceiros portugueses do Life Stop Cortaderia, mas ainda poucos o fizeram”. 

PUBLICIDADE

A totalidade das mais de 100 atividades a serem desenvolvidas no contexto da Semana Nacional sobre Espécies Invasoras estão disponíveis em https://www.invasoras.pt/pt/actividades-em-portugal

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE