Cidade
Praxis acolhe concurso nacional de cervejas caseiras e artesanais
O Outono também é sinónimo de cerveja e o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais aproxima-se rapidamente da sua 8ª edição que, este ano, realiza-se, nos dias 8 e 14 de Novembro, na HopSin (Colares) e na Praxis (Coimbra), respectivamente.
Evento único em Portugal, o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais procura promover e divulgar a cultura cervejeira portuguesa através dos seus cervejeiros e da produção de cerveja artesanal. Foi o primeiro evento nacional certificado pelo BJCP, o Beer Judge Certification Program, uma organização mundial de juízes de cerveja, criada em 1985, presente em mais de 40 países e com mais de 6.000 juízes no Programa.
Tal como em anos anteriores, as receitas vencedoras de cada categoria são, posteriormente, produzidas por reconhecidas marcas de cerveja artesanal portuguesa. A este propósito, recorde-se algumas das receitas vencedoras até à data: “Trevo Frika”, reproduzida na Trevo da Caparica pelo Vasco Matos; a “Rocha Negra”, uma fantástica Irish Extra Stout elaborada na algarvia Marafada pelo Chris Pedigrew; a “Amnesia Juniper Smokin’”, receita repercutida na Mean Sardine pelo Rui Bento e a “Mag8”, cerveja finalizada na Oitava Colina pelos cervejeiros Sérgio Pardal e José Gonçalves. Em 2020, o concurso vai ter o patrocínio, entre outras, de marcas como a Dois Corvos, a Sovina, a Chica ou a Piratas Cervejeiros.
Muitos dos vencedores de edições anteriores do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais são hoje cervejeiros conceituados no nosso mercado, demonstrando que o concurso é também uma forma de alavancar projectos e dar destaque à qualidade técnica dos homens e mulheres que partilham este hobby. São exemplos os mencionados Rui Bento, actual cervejeiro na Bolina, e Sérgio Pardal, dono e cervejeiro na HopSin, mas também Stefan Hunold, dono e cervejeiro da Mania, e João Brazão, do projecto Trevo da Caparica, apenas para mencionar alguns.
Related Images:
PUBLICIDADE