Coimbra
Pedrógão Grande: Funcionamento da Assembleia Municipal à mercê do PSD
A mais recente sessão da Assembleia Municipal (AM) de Pedrógão Grande não chegou ao fim, devido a abandono dos autarcas do PSD que contestam a legalidade de uma reunião camarária a 21 de Setembro [de 2020].
Embora o PS desfrute de maioria no executivo camarário, socialistas e social-democratas possuem o mesmo número de mandatos (nove) na AM, motivo por que a saída dos representantes do PSD deixou sem quórum o ‘parlamento’ municipal.
A 21 de Setembro, o vereador João Marques (social-democrata) foi impedido, pela Câmara, num exercício inédito e insólito na vida autárquica, de reassumir o cargo, suspenso há meses.
Deputado à Assembleia da República, Marques pedira a suspensão do mandato de vereador por um ano (limite temporal máximo) e confessa “espanto e perplexidade” devido à recente deliberação camarária.
O impedimento de reassumir um lugar na vereação resulta de uma medida aprovada com o voto de qualidade do líder da Câmara Municipal de Pedrógão Grande (CMPG), Valdemar Alves (cuja candidatura de recondução em 2017 foi patrocinada pelo PS, sendo que ele tinha sido eleito em 2013, pelo PSD, precisamente para suceder a João Marques, que liderara o Município durante 16 anos).
Alves e o vereador Nelson Fernandes (PS) insurgiram-se contra a pretensão de Marques; Margarida Guedes (PS) e Raul Garcia (PSD) acataram o desejo do deputado à AR.
O antigo líder do Município (1998 – 2013) vai impugnar a deliberação camarária em sede de Tribunal Administrativo.
Para João Marques, a mais recente reunião da CMPG, encerrada também devido a falta de quórum na sequência das saídas da ex-vice-presidente e de Raul Garcia, foi reatada, “de forma irregular”, mediante comparência de outro vereador do PSD, António Figueira (director pedagógico da ETPZP – Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal).
Margarida Guedes foi apeada da vice-presidência da CMPG, no começo deste ano, e ficou sem pelouros por iniciativa de Valdemar Alves.
António Tomás Correia já convocou o órgão de fiscalização da Câmara de Pedrógão Grande para voltar a reunir-se, na próxima semana, mas a viabilização da sessão está à mercê de decisão a tomar pelo PSD, disse a NOTÍCIAS de COIMBRA o líder concelhio social-democrata e autarca José António Henriques.
Related Images:
PUBLICIDADE