Coimbra
Soure: Inauguração de extensão de saúde e homenagem a profissionais que enfrentam a pandemia assinalam feriado municipal(com video)
O concelho de Soure assinala na segunda-feira, 21 de setembro, o Feriado Municipal com caraterísticas pautadas pelas regras de segurança e saúde mas mantendo os momentos essenciais, nomeadamente a sessão solene do dia do Município, que este ano é precedida pela inauguração simbólica e formal da Extensão de Saúde da Granja do Ulmeiro.
PUBLICIDADE
Mário Jorge Nunes disse ao Notícias de Coimbra, em entrevista em direto, que esta extensão de saúde poderá ser “uma nova unidade de saúde no norte do conselho” e que isso só depende “dos profissionais de saúde” e que o “equipamento foi recentemente ampliado e remodelado, com o apoio de fundos comunitários do Centro 2020.
As Festas de São Mateus são “o culminar de um ano de trabalho essencialmente agrícola”, como é característica de Soure e são o momento da população celebrar o concelho, mas este ano em “casa e em família” disse o presidente do município acrescentando que faz parte da cultura sourense “celebrar o São Mateus em festa”, que religiosa ou popular, fazendo “promessas marotas” como é tradição.
O autarca refere ainda que este ano foi particularmente difícil para Soure, desde o mau tempo, à pandemia e até aos acidentes, entre estes o “acidente ferroviário muito grave” com um comboio alfa na linha do Norte, por isso há a necessidade dos sourenses se unirem na resiliência e participarem de forma segura nas tradições das Festas e Feiras de São Mateus.
O município alerta que na cerimónia do dia do município ” não haverá a presença de público” e que “as celebrações serão presididas pelo secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.
Tradicionalmente, o Município de Soure organiza nesta época as centenárias feiras e festas concelhias, que este ano, devido aos constrangimentos conhecidos, estão condicionadas às orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde.
A sessão solene tem o seu ponto alto na “homenagem aos profissionais de saúde do concelho que têm tido um papel de relevo nas ações diretamente relacionadas com a pandemia e terminará com a atribuição de prémios a Alunos do Ensino Secundário bem como atribuição de Medalhas de Mérito Municipal a personalidades do concelho.
As Festas de São Mateus começaram ontem, 17 de setembro, em Soure e incluem
A realização deste certame é fundamental na promoção e divulgação do Concelho, das suas atividades económicas e demais potencialidades, pelo que a Comissão Organizadora para 2020 manteve a decisão de concretizar o mesmo, tendo em conta, claro, as orientações da Direção-Geral da Saúde.
Habitualmente, no decorrer dos vários dias costumam ter lugar várias iniciativas culturais, desportivas e de animação dirigidas às diversas gerações, que este ano serão adaptadas em função da situação epidemiológica atual.
Serão mantidas as tradicionais Feiras das Cebolas, da Madeira e das Nozes, desenvolvendo a valorização dos produtos endógenos e produtores locais.
É também estimulada a atividade empresarial da região, através da FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure, dinamizada em parceria com a Associação Empresarial de Soure (AES). Este ano, a Feira estará circunscrita, dispondo de quatro entradas possíveis, para maior controlo e evitar aglomerados, sendo a entrada gratuita.
Para visitar a FATACIS, existem medidas próprias, como a obrigatoriedade de uso de máscara e desinfeção das mãos. Estarão espalhados pelo recinto vários dispensadores de gel desinfetante à disposição dos visitantes. A entrada será condicionada, com lotação máxima depessoas simultâneo, contabilizada eletronicamente. Encerrará às 23h00, cumprindo as orientações atuais.
Muitos visitantes de fora são atraídos, não só pelo cartaz profano, mas também pela romaria a São Mateus, cujos devotos vêm, por vezes de muito longe, pagar as suas promessas e fazer as suas orações.
Este acontecimento é, por excelência, um ansiado reencontro anual de todos os Munícipes e demais Sourenses, não só dos que vivem no Concelho, mas também dos que se encontram fora. O último dia das comemorações, é, aliás, o “Dia da Família Sourense”, onde decorre o tradicional Piquenique Popular, acompanhado de animação musical, no Olival de São Mateus, junto à Capela do orago.
Este ano, as festividades estão condicionadas, resultado da situação epidemiológica que atravessamos. Neste sentido, propõe-se ao público um cartaz cultural e de animação local, apostando nos talentos concelhios.
Assim, a animação será direcionada para a Praça da República, em lugares sentados e com lotação máxima, além da transmissão online dos espetáculos, garantindo as regras de distanciamento e segurança.
Com sentido de responsabilidade e cumprindo escrupulosamente todas as normas, o Município de Soure e a Comissão Organizadora acreditam que é possível manter a feira mais tradicional da região. Conheça aqui o programa.
Related Images:
PUBLICIDADE