Cidade

Câmara de Coimbra melhora acessos no parque industrial de Eiras onde operam “empresas de grande gabarito”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-08-2020

O parque industrial de Eiras vai ter uma nova via de acesso aos lotes 14 a 24, que terá origem na rotunda onde se interseta a Estrada de Eiras com a rua Monte de São Miguel. A empreitada, que representa um investimento da Câmara Municipal (CM) de Coimbra de cerca de 100.000 euros, foi consignada à empresa Ferreira de Sousa, Lda., que tem um prazo de execução de 120 dias.

O presidente da autarquia, Manuel Machado, aproveitou a ocasião para salientar as “empresas de grande gabarito” que operam no local, esperando que esta requalificação do espaço público traga “melhor conforto e acessibilidades”, ajudando a melhorar a “produtividade”.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra vai melhorar os acessos aos lotes 14 a 24 do parque industrial de Eiras. Um território que, salienta o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, tem vindo a acolher “empresas de grande gabarito”. “Há por aí uns ignorantes que acham que não há empresários e dizem uma série de disparates e asneiras, mas não sabem do que falam e não conhecem o território”, sublinhou o autarca.

Manuel Machado destaca que esta pode parecer uma “obra pouco importante”, mas que “isso é errado”. “Quando estamos a investir na requalificação do espaço público para que as empresas, os empresários, os trabalhadores tenham melhor conforto e melhores acessibilidades, tudo melhora, incluindo a produtividade”, constatou o presidente da CM Coimbra, evidenciando que esta “não é apenas uma faixa de rodagem que se vai construir, para tapar buracos. É uma intervenção que tem um sentido lógico que visa melhorar as portas da nossa cidade, tal como fizemos noutros locais, como a Av. João das Regras – onde acabamos com uma das maiores rotundas do mundo, que lá tinha dentro campos de treinos e pavilhões”, sublinhou.

Manuel Machado desafiou, como já é habitual, o empreiteiro a antecipar o prazo de execução, garantindo que se isso acontecer a autarquia acelerará o prazo de pagamento da empreitada. 

Esta nova via tem origem na rotunda onde se interseta a Estrada de Eiras com a rua Monte de São Miguel e vai ligar, em linha reta, dois arruamentos do parque industrial. Terá um sentido único de trânsito (poente – nascente) e possibilitará a paragem lateral para cargas e descargas. O projeto, cuja empreitada foi consignada à empresa Ferreira de Sousa, Lda. por 99.328,37 euros (IVA incluído), prevê ainda a construção de um passeio junto aos edifícios existentes, bem como a drenagem do arruamento e a implantação de uma rede de iluminação pública e de sinalização horizontal e vertical. 

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Junta da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Fernando Abel, os vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade, Regina Bento, Jorge Alves e Carina Gomes, bem como funcionários municipais e os representantes da empresa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE