Coimbra
Hora do Planeta põe às escuras 85 localidades portuguesas no sábado
Portugueses de 85 localidades juntam-se à Hora do Planeta e apagam as luzes em casa, nas empresas ou monumentos, alertando para a necessidade de proteger a natureza, iniciativa mundial que este ano propõe uma aula global de yoga.
A Hora do Planeta, que começou em 2007, assinala-se no último sábado de março e incentiva os cidadãos a desligar a eletricidade entre as 20:30 e as 21:30 e chamar a atenção para a importância de mudar comportamentos, em benefício do desenvolvimento sustentável.
Organizada pela WWF (fundação mundial de proteção da natureza), a Hora do Planeta é comemorada em Portugal desde há três anos e “pôs às escuras” monumentos como o Cristo-Rei, a ponte 25 de Abril, o Mosteiros dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, os palácios de Monserrate e Convento dos Capuchos, em Sintra, o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Pombal, a Caravela de Lagos, o Castelo de Santa Maria da Feira e o Castelo de Bragança.
“Serão 85 as localidades a aderir à Hora do Planeta, por todo o país, como se tem passado desde há três anos para cá, [pois] temos atingido entre 90 e 100 cidades, um terço dos municípios portugueses. Achamos que este ano os números vão ser idênticos”, disse hoje à agência Lusa Angela Morgado, da WWF Portugal.
Ao “apagão” a iniciativa junta atividades para captar o interesse dos cidadãos. Este ano, a novidade é a realização de uma mega aula de yoga em Lisboa e mais nove cidades portuguesas (Cascais, Oeiras, Santarém, Coimbra, Évora, Aveiro, Tomar, Portalegre e Batalha).
“Vai fazer-se em simultâneo à Hora do Planeta, entre as 20:30 e as 21:30, uma aula de Yoga”, com a colaboração da Federação Portuguesa de Yoga, uma prática que pretende “a conciliação espiritual com interior [de cada um], mas também com a natureza, com animais e plantas”, acrescentou Angela Morgado.
Em Lisboa, a aula, que será realizada à luz de velas e requer inscrição, será no jardim da Tapada das Necessidades, onde decorrem ações de animação a partir da tarde, com demonstrações de produtos sustentáveis e massagens.
Personalidades ligadas à televisão ou à moda, atrizes e atores e o raper Regula juntam-se aos embaixadores da Hora do Planeta Sandra Cóias, Joana Seixas, Sylvie Dias e Mário Franco, que se identificam “com a causa e têm a noção de que é preciso mudar o nosso comportamento para deixar um planeta mais sustentável para quem vem a seguir a nós”, realçou a responsável.
Para concretizar os princípios que defende, “este ano a WWF lançou uma plataforma de ´crowdfunding´ [financiamento popular de propostas, através da internet] com vários projetos em diversas regiões do mundo para apoio de pessoas, empresas ou comunidades, no sentido de dizer que a Hora do Planeta também conseguiu fazer mais pela conservação do nosso planeta”, explicou Angela Morgado.
No sábado, serão apagadas as luzes de monumentos como o Empire State Building, Tower Bridge, Castelo de Edimburgo, Portas de Brandenburgo, Torre Eiffel, Kremlin e Red Square, em Moscovo, Ponte do Bósforo – que liga a Europa à Ásia – ou o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa (.
Em 2013, a Hora do Planeta foi comemorada por mais dois mil milhões de pessoas, em 154 países, segundo a WWF.
Related Images:
PUBLICIDADE