Coimbra
II Ciclo de Requiem na Sé Velha
O primeiro concerto do II Ciclo de Requiem realiza-se a 29 de março, pelas 21:30, na Sé Velha de Coimbra e contará com a atuação do Viana Vocale, coro da Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC).
«Bem-haja a temporada do II Ciclo de Requiem da Cidade de Coimbra», considera Vítor Lima, maestro titular do Viana Vocale, que espera contribuir, através da sua performance, para um enquadramento espiritual em tempo de Quaresma».
Com uma atividade regular desde 1997, o Coro AMVC conta presentemente com cerca de 70 cantores – alunos e ex-alunos desta instituição –, atuando em formação sinfónica ou como grupo a cappella e interpretando, essencialmente, obras corais sinfónicas do reportório clássico e romântico.
O Viana Vocale, sob a direção de Vítor Lima, vai interpretar, neste primeiro concerto do II Ciclo de Requiem, obras de Tomás Luís de Victoria, Gregorio Allegri, Antonio Lotti, John Tavener, Eric Whitacre e Henryk Górecki. Enquadrado no espírito da Quaresma, convida-nos, então, o Viana Vocale para um «ambiente de recolhimento e reflexão, tendo como pano de fundo o mistério da Vida e da Morte», adianta Vítor Lima.
O Ciclo de Requiem de Coimbra é um projeto musical, inédito no país, através do qual se procura contribuir para o desenvolvimento e divulgação da música coral sinfónica.
Entre 29 de março e 17 de abril, Coimbra será, então, palco de cinco concertos, de grande qualidade, dado o reportório que será apresentando e considerando também o mérito dos intérpretes.
Related Images:
PUBLICIDADE