Coimbra
Hotel Oslo Coimbra galardoado pelas boas práticas ambientais
O Hotel Oslo Coimbra foi distinguido pelo galardão ambiental Green Key, em reconhecimento das boas práticas ambientais em prática neste hotel de Coimbra. Este é o primeiro hotel a receber o galardão no concelho de Coimbra.
O programa “Green Key” é um galardão internacional, gerido em Portugal pela Associação Bandeira Azul, que promove o Turismo Sustentável globalmente através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
São distinguidas unidades que coloquem em prática um conjunto extenso de medidas para reduzir a pegada ecológica. Algumas das medidas mais notórias são a eficiência nos consumos de energia e de água, redução do uso de plásticos descartáveis, a obtenção de taxas de reciclagem crescentemente elevadas, a utilização de produtos amigos do ambiente e a contribuição para a economia local, seja através da preferência dada aos produtores locais ou da divulgação de produtos e serviços da cidade e da região junto dos seus clientes.
Já em 2020, destaca-se o investimento numa cobertura natural verde, através da plantação de espécies autóctones, tornando o terraço do hotel um lugar ainda mais especial na cidade de Coimbra. O Hotel Oslo contou com o apoio técnico do Instituto Pedro Nunes na estruturação do seu sistema de gestão ambiental e na melhoria das suas práticas ambientais.
“Traz ânimo e esperança ver reconhecido o trabalho que a nossa equipa continua a fazer diariamente, agora com novos desafios”, comenta José Madeira, administrador do Hotel Oslo. “Esta pandemia deixou ainda mais à vista a forma como todos estamos interligados e como todos temos a responsabilidade de contribuir para cuidar do ambiente e da sustentabilidade das economias locais.”
Com a presença do Covid-19, “a segurança e o bem-estar dos hóspedes e do staff tornaram-se ainda mais centrais à nossa atividade” e o Hotel Oslo Coimbra aderiu ao certificado “Clean&Safe” do Turismo de Portugal, incorporando as orientações das autoridades de reforço da higienização e das normas de etiqueta social e respiratória. Adicionalmente, para uma maior segurança de todos, este hotel determinou um intervalo de 24 horas entre a ocupação de cada quarto. “Coimbra não é nem nunca chegou a ser um destino massificado como Lisboa ou o Porto se foram tornando, vamos continuar a ser uma cidade muito atrativa no atual contexto”.
Related Images:
PUBLICIDADE