Coimbra
Pampilhosa da Serra: Exigida reposição das ligações pela Rede Expressos
A deputada Mariana Silva do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre a suspensão das ligações com Pampilhosa da Serra pela Rede de Expressos.
Isto está a indignar as populações que têm manifestado o seu desagrado por terem ficado privadas de um serviço tão importante para a sua mobilidade, como é o caso dos estudantes e das pessoas que precisam de se deslocar para acesso a serviços de saúde.
Para Os Verdes é inconcebível que estes territórios já de si periféricos vejam reforçada a sua interioridade.
O partido lembra que com a eclosão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, as populações de vários municípios do interior ficaram com as ligações em transportes públicos suspensas, dentro e para fora dos seus concelhos de residência. Tais ligações têm vindo a ser restabelecidas de forma lenta e, em grande parte destes, muito aquém da oferta disponibilizada antes da pandemia.
Ora, há concelhos como é o caso de Pampilhosa da Serra ou de Castanheira de Pêra que continuam sem as ligações de longo curso, recordam Os Verdes,
As ligações ao exterior, através da Rede de Expressos ainda não foram repostas pelo que as pessoas destes municípios não têm qualquer transporte para se deslocarem para as principais cidades do país, Lisboa e Porto.
Os serviços informativos desta empresa têm transmitido aos passageiros que não possuem informação acerca do restabelecimento das ligações. Aliás, no caso das deslocações para Pampilhosa da Serra é sugerido aos utentes que tentem procurar uma outra alternativa a partir de Coimbra.
A suspensão das ligações está a indignar as populações que têm manifestado o seu desagrado por terem ficado privadas de um serviço tão importante para a sua mobilidade, como é o caso dos estudantes e das pessoas que precisam de se deslocar para acesso a serviços de saúde. É inconcebível que estes territórios já de si periféricos vejam reforçada a sua interioridade.
Este problema já foi discutido na Assembleia Municipal da Pampilhosa da Serra, no passado dia 29 de junho, tendo a autarquia pedido explicações à empresa respetiva pela suspensão dos transportes.
A população receia que a COVID-19 seja mais um pretexto para implementar uma medida economicista e terminar de vez com um serviço fundamental para a mobilidade dos cidadãos e acesso a estes territórios.
Por tudo isto, Os Verdes perguntam se o Ministério do Ambiente e da Ação Climática tem conhecimento que a Rede de Expressos mantém suspensas as ligações de longo de e para Pampilhosa da Serra e Castanheira de Pêra e querem saber por que motivo ainda não foram restabelecidas a totalidade das ligações da rede de expressos.
Related Images:
PUBLICIDADE