Coimbra

EPTOLIVA: Epto Futuros antecipam futuro do nosso turismo e refletem sobre o poder das redes sociais nas nossas vidas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-06-2020

“Juntos pelo Turismo a Caminhar pelo Futuro” foi o tema do webinar realizado no âmbito da divulgação do Curso Profissional de Turismo, inserido no ciclo de conferências EPTO FUTUROS 2020, promovido pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Este encontro virtual colocou em destaque os desafios do sector turístico na atual e nova economia de Portugal, um país com ADN turístico, e o contributo dos diferentes segmentos para a sua recuperação na atual conjetura de pandemia vivida no mundo. A dar voz a este debate estiveram entidades e especialistas da formação e informação turística, entre eles, Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal; Raúl Ferreira, Presidente da Direção da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP); Francisco Cruz, Diretor Geral do Aqua Village, Health Resort & Spa; Dina Cruz e Graça Reis, do Museu do Pão; e José Francisco Rolo, Presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), com a apresentação do projeto Espaços de Cowork nas Aldeias de Montanha. Esta sessão pretendeu refletir, também, sobre o relançamento da atividade turística na Região Centro e potenciar este território como um destino seguro, uma garantia antecipada por Pedro Macahdo, referindo que “o interior do país é o luxo do século XXI”, ressaltando o exemplo do Aqua Village, em Oliveira do Hospital. O evento foi moderado por Gina Sousa, Diretora do Curso de Turismo e Cláudia Carvalho, Formadora da componente técnica do curso de Turismo, uma área que tem sido uma aposta de excelência da EPTOLIVA, como salientou o Presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Costa, numa altura em que esta se constitui como uma das principais atividades económicas do país, assumindo importância acrescida a qualificação e as competências de quem trabalha nesta atividade. 

O Dia do Curso de Multimédia foi assinalado sob o tema “O Poder dos Influencers Digitais em Tempo de Pandemia”.

Esta videoconferência, moderada por Cátia Viegas, Diretora do Curso de Técnico de Multimédia e Margarida Prata, Formadora da área técnica do Curso, contou com a presença de várias personalidades, nomeadamente a blogger, Sónia Morais Santos, do Blog “Cocó na Fralda”; Liliana Coelho, criadora da marca de roupa “Xicalarica” e do Blog da Xica e Isabel Saldanha, fotógrafa, escritora e autora do Blog de Viagens “Gang do Pé Preto”, que tiveram oportunidade de satisfazer a curiosidade dos participantes, no que respeita às suas ideias, aventuras e projeção das suas marcas, fortalecendo e estreitando laços com consumidores e comunidades. O papel dos influencers digitais, com muitos seguidores nas plataformas digitais, e portanto, com a capacidade de influenciar opiniões e comportamentos, sobretudo nas gerações mais jovens, ganhou um novo impacto em tempos de pandemia, nomeadamente na informação e na responsabilidade de disseminar o consumo, o entretenimento e as mensagens positivas. Para estas criadoras, o desafio passa, também, por construir redes mais empáticas, éticas e saudáveis para lidar com desafios imprevisíveis, como este que vivenciamos. No encerramento deste webinar, a Prof.ª Graça Silva, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, aproveitou para dar os parabéns à EPTOLIVA pela organização desta iniciativa, destacando o poder influenciador das mulheres, ao referir-se ao painel, bem como a importância das redes sociais no combate ao isolamento e afastamento, uma realidade cada vez mais presente na sociedade atual, e a sua força na mudança de comportamentos e opiniões. Dirigindo-se aos mais jovens, apelou à criatividade, à força de vontade e à necessidade de inovar e arriscar, na criação de ideias de negócio online, firmando, dessa forma, o seu percurso profissional.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE