Coimbra
Feira mensal de Oliveira do Hospital regressa segunda feira
A feira mensal de Oliveira do Hospital vai regressar no próximo dia 15 de Junho com um plano de contingência elaborado pela Câmara Municipal, no âmbito do plano de desconfinamento da pandemia da Covid-19 definido pelo Governo.
PUBLICIDADE
O executivo presidido por José Carlos Alexandrino, decidiu também apoiar os feirantes, através da isenção das taxas devidas, entre Março e Junho de 2020, pela ocupação dos terrados, divulga a autarquia.
A feira mensal, que foi suspensa em março, passa também a reabrir no último domingo do mês, mas terá que cumprir com um vasto conjunto de regras da Direção Geral da Saúde (DGS), com vista a salvaguardar a contenção do novo coronavírus e a saúde pública.
Entre outras medidas, como o distanciamento social, os feirantes vão ter que usar máscara, disponibilizar aos clientes uma solução antisséptica de base alcoólica e diligenciar no sentido de assegurar que o atendimento será limitado a um consumidor de cada vez.
Na área da restauração, vão ter que ser cumpridas todas as determinações da DGS atualmente em vigor, para que sejam garantidas as adequadas condições de segurança e higiene.
Os feirantes devem ainda assegurar-se que as pessoas permanecem no recinto da feira apenas o tempo estritamente necessário à aquisição dos bens.
Na sequência do Plano de Contingência, a feira mensal, passará também a ter uma área de circulação limitada a 6.052 m2, com uma lotação que não poderá ultrapassar as 303 pessoas.
O recinto terá duas entradas (rua Dona Josefina da Fonseca e rua do Cemitério Novo) e duas saídas (Calçada Padrão e rua do Cemitério Novo) com dispensadores de gel desinfetante e os serviços dos município vão reforçar a higienização dos espaços, com principal incidência nos sanitários.
Para garantir o cumprimento das regras definidas para o bom funcionamento da feira, vão estar a Proteção Civil e o Gabinete da Covid-19, assim como a fiscalização municipal e a GNR.
O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha que a reabertura da feira mensal é importante para o relançamento da atividade económica dos feirantes, que estão parados há muito tempo, e constitui também mais um passo importante para o regresso à normalidade.
José Carlos Alexandrino, sublinha no entanto que é fundamental que os feirantes e o público cumpram com as regras em vigor, porque está em causa a saúde pública e, também, a continuidade das feiras nos meses seguintes.
Related Images:
PUBLICIDADE