Economia
Tráfego de voz e dados recua na semana passada
Em comunicado, o regulador adianta que, face ao período pré-pandemia de covid-19, “o tráfego de dados regista um aumento de 55%, sendo que o tráfego de dados fixo subiu 59%, e o tráfego de dados móvel diminui 3%”.
A maioria do tráfego de dados (95%) “é cursado nas redes fixas”, refere a Anacom.
“Por sua vez, o tráfego de voz aumentou 16%, com o tráfego de voz fixa a subir 24% e o tráfego de voz móvel a aumentar 15% em comparação com aquele período. O tráfego de voz móvel foi sete vezes superior ao tráfego de voz fixa”, acrescenta a Anacom.
“O tráfego médio por utilizador na semana de 27 de abril a 02 de maio foi, no mínimo, de 18 minutos de voz fixa, 62 minutos de voz móvel, 38 GB [Gigabyte] de dados fixos e 0,8 GB de dados móveis”, acrescenta o regulador.
“O número de acessos em local fixo tem crescido, aumentando 0,5% em comparação com período pré-covid-19, enquanto o número de acessos móveis diminuiu entre 3,7% e 0,8%, consoante o tipo de acesso”, conclui.
Estes são “dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas”, refere a Anacom.
Portugal entrou no domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.
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