Câmaras
Jogos Universitários importantes para requalificação de infraestruturas de Coimbra?
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra afirmou hoje que a realização dos Jogos Europeus Universitários (Jogos EUSA) de 2018 seria importante para a requalificação de infraestruturas desportivas da cidade.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC), a Associação Académica e a Universidade apresentaram, em 2013, a candidatura da cidade aos Jogos EUSA 2018 e têm a concorrência da cidade finlandesa de Tampere, com a decisão final a ser conhecida a 05 de abril.
PUBLICIDADE
Manuel Machado, presidente da CMC, reuniu-se hoje com o comité executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, afirmando à agência Lusa, no final da reunião, que, caso a candidatura apresentada seja aceite, o evento será uma “oportunidade de alavancar a intervenção” em algumas estruturas da cidade, nomeadamente o Estádio Universitário de Coimbra (EUC).
A reabilitação do EUC, “que já tarda em se realizar”, poderá ser possível caso Coimbra acolha os Jogos EUSA 2018, explicou o autarca.
O evento desportivo poderia potenciar a criação de infraestruturas para o futuro e completar algumas já existentes, sublinhou o edil, referindo que a intervenção no EUC vai permitir acolher nesse espaço a Faculdade de Desporto da Universidade de Coimbra.
Segundo o presidente da Câmara de Coimbra, o comité, presidido pelo polaco Adam Roczek, elogiou “o entrosamento entre a academia e a população”, “o facto de estarem as três entidades, câmara, universidade e associação, envolvidas na candidatura” e ainda a “conjugação de esforços entre poder local e nacional”.
O comité executivo foi recebido, na segunda-feira, pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que, segundo uma nota de imprensa da Associação Académica de Coimbra, “mostrou apoio à iniciativa”.
A cidade já se tinha candidato aos Jogos Universitários de 2016, contudo, perdeu a organização do evento para a capital da Croácia, Zagreb.
A edição de 2018 será a quarta edição dos EUSA Jogos, que se realizaram em Córdova, Espanha, em 2012, e terão lugar em Roterdão, em 2014.
A candidatura reúne as nove modalidades previstas no programa dos EUSA (andebol, badminton, basquetebol, futebol, futebol de 7, futsal, ténis, ténis de mesa e voleibol), quatro modalidades opcionais (judo, remo, râguebi e voleibol de praia) e quatro demonstrativas (natação, triatlo, ginástica e atletismo).
O evento envolve mais de 3.000 atletas universitários de toda a Europa.
Related Images:
PUBLICIDADE