Desporto
Pombos-correio portugueses conquistam competição em Espanha
A Seleção Portuguesa de pombos-correio conquistou o primeiro lugar em praticamente todas as categorias em competição na II Exposição Ibérico Latino Americana e Mediterrânica, que está a decorrer em Valência, Espanha.
Os atletas nacionais ocupam os primeiros lugares, deixando para trás, a uma distância considerável, os concorrentes espanhóis e italianos.
A Seleção Nacional de Columbofilia, composta por 43 pombos-correio, competiu nas classes Sport e Standard. Na classe Sport, foram avaliadas as categorias de Velocidade, Meio Fundo, Fundo, Absoluta, Maratona, Yearlings, Adultos e Borrachos.
Na categoria Velocidade, o pódio pertence por inteiro a atletas nacionais, todos do distrito de Aveiro. Em primeiro lugar ficou Américo Santos, seguido de António Rodrigues e de Saúl Santo.
Na categoria Meio Fundo, o cenário foi idêntico. As cores da bandeira nacional ocuparam os três primeiros lugares, com Elísio Silva, de Aveiro, a conquistar o topo, seguindo-se António Esteves, também de Aveiro, e Almerindo Mota, do Porto.
Na categoria Fundo, Portugal também não deu espaço aos concorrentes. Inácio & Paulo, do Porto, foi o primeiro classificado, Alfredo Queiroz, de Aveiro, o segundo, e Manuel Oliveira, também de Aveiro, o terceiro.
Na categoria Absoluta, o primeiro lugar foi para os anfitriões, mas Portugal conquistou o segundo (Cesário & Abílio Pereira – Porto), terceiro (Voadores do Casal do Poço – Setúbal) e quarto lugares (Asas Negras – Lisboa).
Na Maratona, os atletas alados portugueses também deram provas da sua excelência, com José Jacinto (Santarém) a conquistar o primeiro lugar, seguido de Nelson & Valter e Irmãos Pinto, ambos de Beja.
Na Maratona Borrachos, os dois primeiros lugares do pódio foram conquistados pela Itália, mas o português Agostino Altíssimo, de Viana do Castelo, trouxe um honroso terceiro lugar. No quarto e quinto lugares também ficaram pombos nacionais.
Na categoria Yearlings, os pombos-correio portugueses não deixaram mais nenhum chegar ao pódio. Albano Teixeira e Júlio Miguel & Fábio Daniel, de Aveiro, conquistaram os dois primeiros lugares, seguindo-se Laurindo Moreira, do Porto.
Na categoria Adultos, o cenário repetiu-se e pombos-correio criados no distrito de Aveiro ocuparam o pódio. Paulo Oliveira chegou ao primeiro lugar, seguindo-se Carlos Carneiro e Óscar Pacheco.
Na categoria Fundo 1 Ano, os pombos nacionais também brilharam. O primeiro classificado foi para a Buda Racing Team Rogerio/Dino, o segundo para Alfaro Loft, ambos de Lisboa, e o terceiro para Altino Silva, de Aveiro.
Já na classe Standard, os pombos-correio foram classificados em função da avaliação de um conjunto de parâmetros, definidos internacionalmente, tendo por base a aproximação a um padrão ideal do pombo de competição, associado à beleza da plumagem e à harmonia e equilíbrio da parte física.
Assim, na categoria Machos Adultos, a equipa Asas de Estremoz, de Évora, foi a primeira classificada, sendo que em segundo lugar ficou Serafim Andrade, de Aveiro. O terceiro lugar foi para a Itália.
Na categoria Borrachos Machos, Portugal trouxe o terceiro lugar, com um pombo de Vitoria & Bárbara, de Leiria. Os dois primeiros lugares foram atribuídos a atletas italianos.
Já na categoria Fêmeas Adultos, o pódio foi inteiramente ocupado por pombos portugueses, com os dois primeiros lugares a serem atribuídos a atletas da equipa Asas de Estremoz, e o terceiro a José Santos, de Faro.
Na categoria Borrachos Fêmeas, Armando Silva, de Aveiro, alcançou o topo da tabela, tendo o segundo e terceiro lugares sido ganhos por atletas italianos.
A Federação Portuguesa de Columbofilia enche-se de orgulho pelas classificações obtidas e felicita todos os columbófilos participantes, particularmente os vencedores, por dignificarem a modalidade e levarem mais longe o nome de Portugal, afirma a entidade em comunicado enviado a NDC:
De referir que entre os juízes classificadores internacionais estiveram os portugueses José Manuel Araújo e Henrique Rodrigues.
A Exposição Ibérico Latino Americana e Mediterrânica decorre no Complexo Desportivo e Cultural La Petxina, até ao próximo domingo, dia 19 de janeiro.
Related Images:
PUBLICIDADE