
A PERCEIVE3D (P3D), empresa que desenvolveu um software de navegação cirúrgica, obteve duas patentes que garantem a proteção da tecnologia disruptiva de navegação da empresa que utiliza Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)
O sistema de navegação, que pretende melhorar o resultado das cirurgias ortopédicas para os pacientes, foi avaliado num teste em cadáver, realizado no passado fim de semana, 14 e 15 de Dezembro, em pareceria com o Instituto Nacional de Medicina Legal, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Universidade de Coimbra.
PUBLICIDADE
O processo contou com a participação de vários médicos reconhecidos da área da cirurgia ortopédica como Fernando Fonseca, Diretor Serviços Ortopedia do CHUC, Pedro Marques, João Oliveira e João Gamelas. Os médicos puderam testar a tecnologia numa artroscópica do ligamento cruzado anterior bem como numa artroplastia total do joelho.
Para João Gamelas, o software “”O software pode oferecer um apoio importante ao planeamento cirúrgico e à execução da prótese nomeadamente no que se refere ao planeamento à obtenção do alinhamento, assim como na planificação dos cortes ósseos.” O médico afirma ainda que “O sistema é fácil de utilizar, trabalha em plataformas universais bastante versáteis e permite apoiar a atividade com sugestões e com verificações que são úteis e que permitem avançar no procedimento com uma confiança acrescida”.
Fernando Fonseca sumariza dizendo que “a tecnologia P3D é um benefício fundamental para a navegação”.
Este é o segundo teste realizado em 2019 pela empresa de Coimbra que terá a tecnologia submetida para aprovação regulatória durante o ano de 2020, ficando disponível comercialmente no início do ano seguinte.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.