Coimbra

Alunos de Arquitetura de Coimbra vão ajudar a (re)pensar São Pedro de Moel

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-10-2019

Os alunos do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), o Município da Marinha Grande e a Associação Protur estão a desenvolver um projeto para (Re)pensar São Pedro de Moel.

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Cerca de 20 alunos do 5.º ano do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura vão tomar São Pedro de Moel como observação e estudo, para que daí resultem novas linhas de desenvolvimento sustentável e integrado para aquela praia no concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, informa uma nota da autarquia.

O projeto (Re)Pensar São Pedro de Moel, que será desenvolvido ao longo do ano letivo 2019/2020, teve início esta semana e está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal da Marinha Grande, pela FCTUC e pela Associação Protur (Associação para a promoção do Turismo de São Pedro de Moel).

Nesta fase de arranque, os alunos vão estar no concelho da Marinha Grande até domingo, para conhecer o território, nomeadamente através de realização de tertúlias, visitas aos museus e a São Pedro de Moel.

A equipa regressará a São Pedro de Moel para mais visitas de campo, de 19 a 21 de março de 2020, informa ainda a autarquia.

“Pretende-se (Re)Pensar São Pedro de Moel de modo a que possam ser definidas futuras ações de gestão, capazes de dinamizar a localidade e recuperar os valores que identificam este local como espaço de residência, permanência temporária ou, simplesmente, de passagem ou visita enquanto destino turístico”, adianta o Município na nota de imprensa.

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Os estudantes “respeitarão, como ponto de partida, todas as ferramentas e instrumentos jurídicos do planeamento municipal, mas também aqueles que estão estabelecidos a nível regional e nacional”.

Segundo o Município, a primeira fase do exercício envolve um processo de reconhecimento territorial e uma análise ‘swot’ – análise de cenário ou ambiente -, com vista à definição de uma estratégia integrada.

Já numa segunda fase, cada estudante desenvolve o seu projeto individualmente, ainda que submetido a uma articulação com todos os outros – num entrelaçar de ideias particulares, coerentes e ricas, mas diversas -, gerando um projeto de espacialização único que será resultado do conjunto das propostas individuais, estabelecidas em rede e submetidas a uma estratégia territorial e paisagística global e única, explica a Câmara.

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