A Orquestra Clássica do Centro apresenta no dia 17, em Coimbra, um concerto que pretende ser “um diálogo cultural” entre o fado, o tango e a morna.
O concerto, inspirado nesses três estilos, vai decorrer no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, sendo a primeira parte a estreia de “Suite FadTango”, obra de David Wyn Lloyd que cruza a música erudita com o fado e o tango, e a segunda parte dedicada à morna, informou hoje a Orquestra Clássica do Centro (OCC), em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
A segunda parte conta com orquestrações de Pedro Carvalho, “que tem vindo a desenvolver diversos arranjos de mornas”, juntando-se à OCC Tibau Tavares e Nancy Vieira, “que vão interpretar mornas conhecidas de todos e imortalizadas por Cesária Évora, mas também da autoria dos músicos presentes, enquanto intérpretes e compositores”.
Na nota de imprensa, a OCC recorda que a morna é candidata a Património Imaterial da Humanidade.
“É pela riqueza de poder ser pertença da humanidade, com tudo aquilo que a identifica como comunidade e a diferencia em termos culturais, que aqui propomos a criação de pontes a fim de, pela e através da cultura, unir povos”, refere a presidente da OCC, Emília Martins, citada na nota de imprensa.
A OCC tem vindo a desenvolver vários projetos em parceria com Cabo Verde desde 2014, contando com deslocações ao país, com atividades pedagógicas, oficinas de formação, conferências e concertos.
Para além disso, a OCC estabeleceu, em 2016, um protocolo com o Centro de Estudos da Morna para a divulgação deste género musical.
Além do concerto de dia 17, a OCC promove ainda no dia 14 um café-concerto, no Pavilhão Centro de Portugal, com o título “Saudade/Sodade”, que tem como convidados Tibau Tavares, Célia Barros, Odete Silva e António G Costa, e, no dia seguinte, haverá uma palestra de David Wyn Lloyd, que vai falar, entre outras coisas, das características “diferenciadoras e das semelhanças entre fado, tango e morna”.
Todas as iniciativas são de entrada gratuita.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE