Cidade

Hoje há espantalhos no Parque Manuel Braga

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-09-2019

A 16.ª edição da Exposição de Espantalhos, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, decorre hoje, 28 de setembro, no Parque Manuel Braga.

 

O Parque Manuel Braga acolhe perto de meia centena de participantes, em representação de diversas instituições e associações de caráter social e cultural de Coimbra que, tendo como mote o espantalho, recorrem à imaginação para dar “corpo” a uma multiplicidade de “espanta pardais”, interagindo com o público e imprimindo ao evento um cunho peculiar. Divulgam, em simultâneo, junto dos visitantes, as atividades que desenvolvem numa perspetiva de alargamento das relações socioculturais.

PUBLICIDADE

publicidade

Participam entidades de índole, sobretudo, folclórica e etnográfica, instituições de carácter social e com valências de creche, jardim-de-infância, ATL e idosos, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Associação Integrar, entre outros.

PUBLICIDADE

Além da presença de um vasto e diversificado conjunto de espantalhos, que darão mais cor aos tons outonais do Parque Manuel Braga, haverá jogos tradicionais (jogo do burro, pião, arco, malha, latas, roleta, corda, lenço, etc.) e a habitual animação musical, que conta com a participação do Grupo de Gaiteiros “Rainha Santa” (às 10h30) e pelo Grupo de Capoeira Muzenza (às 11h30). Pelas 11h00, o público infantil terá oportunidade de assistir à animação do conto “O Espantalho Enamorado”, a cargo do Jardim de Infância do Centro Social e Cultural 25 de Abril.

O Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” dará continuidade à animação, no período da tarde, atuando às 14h30. Segue-se uma recriação de uma “malhada”, de feijão e grão, à moda antiga, pelas 15h30, tradição do mundo rural que celebra o culminar das colheitas e do ciclo da “abundância”, associada à festa, à alegria e à convivialidade das gentes que cultivam a terra. Pelas 16h30, ainda, a atuação do Grupo “Tiroliro”, da Aposénior.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE