Coimbra
Apresentação da marca Bairrada “marcada” pela chegada tardia do ministro convidado para apadrinhar o ato!
A apresentação da “marca Bairrada” foi marcada para as 10:00 deste sábado, mas teve inicio depois das 11:00, porque faltava a estrela convidada para abrilhantar o momento! Falamos do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, que chegou quando a cerimónia já poderia estar a terminar nos Paços do Concelho de Cantanhede.
Por este andar (apesar de ter fama de acelera), se o evento fizesse parte do programa de sucessão do camarada António Costa, já Ana Catarina Mendes estaria a comemorar a vitória no Largo do Rato enquanto Pedro Nuno Santos andaria a fazer rotundas na sua São João da Madeira.
Presume-se que a escolha do Ministro das Infraestruturas e da Habitação se deva ao fato de ser o governante que estaria “mais à mão” e candidato a deputado “aqui ao lado”, porque as escolhas mais óbvias para uma promoção desta área seriam os ministros da Agricultura,Turismo, Economia ou mesmo da Cultura.
No que diz respeito ao momento promocional propriamente dito, podemos dizer que, apesar da “seca extrema”, foi produzido com profissionalismo.
Também podemos revelar que foi “regado” na hora da despedida dos discursos da praxe, que uns ouviram ao sol e outros à sombra, devido ao adiantado da hora matinal.
A sempre simpática Helena Teodósio (presidente da Câmara Municipal de Cantanhede), Jorge Sampaio (presidente da Associação Rota da Bairrada), Pedro Soares (presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada), Carlos Coelho (da Ivity, empresa contratada para o rebranding) e Pedro Nuno Santos fizeram os discursos da praxe.
Intervenções que pode ver aqui, apesar de não nos terem deixado filmar num local próximo do “palco”, mas se estavam à espera das televisões nacionais, não tiveram grande sorte, porque os canais lisboetas não estão a acompanhar todos os governantes em campanha eleitoral.
A “festa” começou com a sempre “arrepiante” atuação do Coimbra Gospel Choir.
Seguiu-se a intervenção da anfitriã Helena Teodósio, que salientou que “o que nos traz aqui hoje não é seguramente um ponto de chegada. Bem pelo contrário! A meu ver, o que nos traz aqui hoje é o ponto de partida de um processo que mobiliza todas as entidades públicas e privadas para a consolidação de uma marca destinada a acentuar o reconhecimento da região demarcada e dos seus fatores de atratividade turística”.
Jorge Sampaio e Pedro Soares aproveitaram uma boa parte do tempo de antena para elogiarem o empresário a quem encomendaram a marca.
Já Carlos Coelho, que, apesar de ter origens em Cantanhede, não tem ligações à terra, deu uma lição sobre marcas e afirmou que a Bairrada é uma geografia entre “o Aveiro empreendedor e a Coimbra académica”, que deve ser “bem amada”.
Pedro Nuno Santos foi último a falar e desperdiçou a oportunidade de pedir desculpa pelo atraso, mas, após elogiar os bairradinos, reconheceu “com orgulho que sou o mais irrelevante aqui”.
Como era hora de almoço, os intervenientes e convidados seguiram para Curia Palace Hotel, Spa & Golf, mas não podemos contar essa parte da história, porque declinamos o gentil convite.
Depois do repasto foram inaugurar o ‘Aqui na Bairrada – Beber e Saborear’, mostra de espumantes, vinhos e sabores da região, que decorre às 21:00, no Pavilhão de Desportos de Anadia.
A entrada no evento é livre, mas quem quiser provar os cerca de 300 néctares dos 32 produtores presentes terá que adquirir o copo oficial da Bairrada – já a “envergar” a nova identidade da região –, que tem um custo de três euros.
A (nova) Marca Bairrada deseja ter “uma identidade que se diferencia por ser aglutinadora e transversal ao território e ao que ele nos dá, como oferta de turismo, lazer e produtos”.
Nenhum dos protagonistas revelou o montante investido nesta operação, mas, como até ao lavar dos cestos é vindima, haverá sempre alguém com sede de questionar.
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